Copa do Nordeste e a Hegemonia Cearense

Nas últimas seis edições da Copa do Nordeste, o futebol cearense conquistou cinco títulos

Copa do Nordeste e a Hegemonia Cearense
Foto: Mateus Lotif / Fortaleza EC

No início da noite do último domingo (9), o Fortaleza sagrou-se tricampeão da Copa do Nordeste. O caminho não foi fácil. Após vencer o primeiro jogo em casa por 2 a 0, o Leão do Pici fraquejou fora de casa e a equipe do CRB conseguiu deixar tudo igual no placar agregado e levar a decisão para os pênaltis.

Os tão temidos pênaltis que em diversos momentos foi o algoz das equipes cearenses em campeonatos. Mas assim como o seu principal adversário estadual em 2023, o Fortaleza superou todo o medo e "azar", vencendo fora de casa nos pênaltis e conquistando e terceira "Orelhuda" do Nordeste.

Ironicamente (ou não), o Leão conquistou sua terceira taça do Nordestão um ano após o Ceará conquistar o mesmo feito. A verdade que segue bem longe da ironia é que a hegemonia cearense não é mais novidade para ninguém no Nordeste e o estado do Ceará é sem dúvidas o adversário a ser batido em qualquer competição.

                    Foto: Rafael Ribeiro/CBF - Copa do Nordeste 2023

Hegemonia Cearense na Copa do Nordeste

Nos últimos seis anos, ou o Fortaleza ou o Ceará estiveram nas finais da Copa do Nordeste.

Em 2019, o Fortaleza conquistou seu primeiro título em cima do Botafogo da Paraíba.

Em 2020, o Ceará fez a reprise de 2015 e conquistou seu bicampeonato em cima do Bahia.

Em 2021, a mesma final do ano anterior se repetiu mas o Bahia acabou levando a melhor nos pênaltis e sagrou-se campeão em cima do Ceará.

Em 2022, o Leão do Pici conquistou o bicampeonato em cima da equipe do Sport.

Em 2023, o Ceará reafirmou que os times cearenses são os algozes do Sport e se tornou tricampeão nos pênaltis em plena Ilha do Retiro.

Ironicamente em 2024, o Sport voltou a ser eliminado por um time cearense. Dessa vez, pelo Fortaleza em uma goleada histórica na Arena Pernambuco. Após isto, o Laion venceu em casa a equipe do CRB e no jogo de volta, em um jogo de teste cardíaco, o Fortaleza tornou-se tricampeão do Nordeste.

A hegemonia cearense assusta alguns mas é extremamente normal para quem de fato conhece o futebol do estado do Ceará. Apesar de divisões diferentes, Fortaleza e Ceará seguem protagonizando os maiores jogos no cenário nordestino e brasileiro. E eu nem citei aqui o famoso Clássico Rei que dispensa qualquer comentário.

O futebol cearense é um dos poucos do nordeste que conseguem ter times em todas as divisões do Brasileirão. Fortaleza na Série A, Ceará na Série B, Ferroviário e Floresta na Série C e Iguatu, Atlético Cearense e Maracanã na Série D.

A hegemonia do futebol cearense na Copa do Nordeste é fato! E 2025 que nos aguarde! 

joycegmaciel Jornalista, redatora, cronista, coordenadora de comunicação, gestora esportiva e apaixonada pelo futebol brasileiro.