Ceará avança na reforma estatutária: sócio-torcedor terá peso igual ao do conselheiro e mais representatividade feminina na diretoria

Ceará avança na reforma estatutária: sócio-torcedor terá peso igual ao do conselheiro e mais representatividade feminina na diretoria
Reprodução/ Felipe Santos

Na segunda-feira (20), o Conselho Deliberativo do clube se reuniu pela segunda vez para debater e aprovar pontos importantes do novo estatuto. A grande novidade dessa etapa foi a equiparação do peso do voto do sócio-torcedor ao do conselheiro nas eleições da diretoria executiva.

Uma das principais conquistas da reforma é a paridade de poder entre sócios-torcedores e conselheiros nas eleições para a diretoria. Pela primeira vez, o voto do torcedor terá o mesmo peso que o voto dos membros do Conselho Deliberativo, democratizando o processo eleitoral.

A garantia de um coeficiente mínimo de 30% de mulheres na diretoria executiva. Essa medida visa promover a inclusão e a representatividade feminina na gestão do clube.

A reforma estatutária do Ceará está sendo construída de forma colaborativa e transparente. O Conselho Deliberativo já se reuniu duas vezes para discutir e aprovar as emendas, e ainda haverá um terceiro encontro na próxima segunda-feira (27) para finalizar o texto que será submetido à Assembleia Geral para votação final.

Alguns pontos importantes, como a migração para uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e a profissionalização da diretoria executiva, ainda serão debatidos e avaliados nas próximas reuniões. O objetivo do clube é construir um estatuto moderno e democrático, que atenda às necessidades.