OPINIÃO: 110 anos de Ceará Sporting Club, o Time do Povo!

Ceará Sporting Club completa 110 anos de história!

OPINIÃO: 110 anos de Ceará Sporting Club, o Time do Povo!
Foto: Reprodução/Instagram Ceará SC

02 de Junho de 1914. 02 de Junho de 2024. Um século somado a uma década escrevem a história de um dos maiores clubes do Nordeste e porque não dizer do Brasil?! Ceará Sporting Club hoje completa 110 anos de legado, tradição e amor ao futebol.

Nesses 110 anos, certamente o torcedor alvinegro vive um dos momentos mais desafiadores dentro do clube que decidiu escolher para torcer. Ou melhor, como entoam nos estádios, o torcedor alvinegro "não escolhe, é escolhido".

Em 2024, o Ceará completa 110 anos e junto à este aniversário tão cheio de significados vem grandes desafios. Após cinco anos com um bom desempenho, o clube foi novamente rebaixado para a Série B do Brasileirão no final de 2022. Em 2023, favorito ao acesso e até mesmo ao título do Campeonato Brasileiro, o Ceará mais uma vez conquistou o Nordeste e se tornou Tricampeão da Orelhuda mais desejada na região mais acolhedora do país. Porém, a alegria de um Nordestão se misturou a decepção de um ano apático e permanência na Série B.

Virada de ano e os mesmos dramas seguem assolando o torcedor que parecia não ver luz no fim do túnel. E de repente, contrariando até mesmo o jornalismo do eixo, o Ceará é campeão cearense após cinco anos de jejum. Antes mesmo daquela grandiosa decisão de pênaltis diante do seu maior rival estadual, o Fortaleza, dava pra ver estampado nos olhares do torcedor do Ceará que, de alguma forma, o "Manjadinho" era alvinegro. A festa se misturou a fé e após tantos anos incontáveis, um Clássico Rei foi decidido nos pênaltis. Um tipo de decisão que ambas as equipes vivem um fantasma assombroso. Richard defendeu! Ceará é campeão cearense 2024!

Mas nem tudo são flores. Ser torcedor do Ceará tem seus desafios. Em seguida, o Ceará foi eliminado da Copa do Nordeste no qual é o atual campeão e depois, eliminado em casa na Copa do Brasil. O que resta agora? A Série B do Brasileirão e um G4 inédito desde que caiu em 2022.

A verdade, caro leitor, é que não é fácil torcer para o Ceará, assim como já foi bem mais difícil torcer para o seu maior rival, e assim como é uma luta diária com cada clube cearense e me atrevo a expandir a cada clube nordestino. Mas mais difícil ainda é não amar o futebol nordestino, a torcida nordestina.

Aaaah, e quando se fala de torcida, o Ceará dá seu nome. Na última rodada, Ceará e Coritiba em uma sexta-feira, em plena 19 horas da noite. Mais de 32 mil alvinegros presentes no duelo que carimbou pela primeira vez em quase dois anos, a entrada do Vozão ao G4 do Brasileirão. O maior público da Série B em 2024 até o momento.

Quem faz isso? Quem é xingado por torcedor e mesmo assim coloca quase 33 mil pessoas dentro de um estádio, numa Série B, em plena sexta-feira, num horário de pico? O Ceará faz! Quem coloca 37 mil mulheres e crianças dentro de um estádio? O Ceará faz!

Em 2024, o Ceará completa uma marca histórica de 110 anos de existência. No mesmo ano, o clube pode finalmente dar direitos ao seu maior patrimônio, alterando o Estatuto do Clube, permitindo que o torcedor tenha o poder de decisão dentro do time que só existe por causa daquele alvinegro que tomou banho de chuva diante do CRB, que chorou no final de 2022, que desafiou Pernambuco em 2023 e que se ajoelhou se debulhando em lágrimas na final do cearense em 2024.

Ceará Sporting Club, 110 anos de história. Uma longa história. Um boa história. Ceará Sporting Club é a história.

Vida longa ao avô imortal do Nordeste! Vida longa ao Ceará Sporting Club!

joycegmaciel Jornalista, redatora, cronista, coordenadora de comunicação, gestora esportiva e apaixonada pelo futebol brasileiro.