CONECTE-SE CONOSCO

Mundo da bola

O árbitro vai falar! Confira as novidades da Comissão de Arbitragem para o Campeonato Brasileiro

Publicado

em

Foto: Athletico.com.br

O Campeonato Brasileiro de 2023 terá grandes novidades em relação a arbitragem. Wilson Seneme, presidente da comissão da CBF, anunciou nesta quarta-feira, 5, as principais mudanças para a competição a partir deste ano.

Já nesta temporada, os árbitros de cada partida farão a comunicação em áudio e vídeo para todo o estádio após a revisão no VAR. Segundo Seneme, a decisão servirá para mostrar transparência e respeito: “A arbitragem vai comentar, em breves palavras, a decisão técnica e disciplinar – se foi cartão ou não, se foi pênalti ou não. Ou se ele mantém a decisão dele. Isso será transmitido no telão e é importante para quem está no estádio e quem acompanha pela TV. Mostra transparência e respeito muito grandes. Estamos preparando os árbitros de elite para não cometerem nenhum equívoco também na hora de se expressar”, disse o ex-árbitro durante a pré-temporada que está sendo realizada para os árbitros e assistentes que vão atuar na Série A, no Rio de Janeiro.

Outra nova recomendação para o VAR será na linha de impedimento. Agora,  sempre que a linha do atacante ficar sobreposta à linha do zagueiro, o gol será validado, beneficiando o atacante: “Quando as linhas estiveram lado a lado, mesmo que encostadas, continuam valendo a cor. Mas quando sobrepor uma a outra ela fica numa cor única, azul, e beneficia o ataque. Isso vem de encontro a uma solicitação dos clubes no ano passado. Aquela precisão do momento em que o jogador bate na bola para fazer o lançamento é praticamente impossível de captar”.

Confira outras novidades:

  • Questão disciplinar no momento da checagem 
  • “A Fifa está preocupada com a ação de jogadores e técnicos para pressionar a arbitragem. Esse ponto foi tocado no seminário de Madri. A gente precisa ter um ambiente limpo e controlado. Dando um exemplo prático: toda vez que o árbitro for fazer a revisão do VAR e o jogador for correndo atrás do árbitro, receberá o cartão amarelo. Na zona de revisão, se tiver alguém perturbando ele, também vai mostrar o cartão amarelo.”
  • Acréscimos
  • “A Copa do Mundo é uma referência também para a arbitragem. Acréscimo por comemorações de gols e marcação de pênalti, quando o árbitro, para fazer toda a gestão, gasta no mínimo um minuto. Só esses dois exemplos, se levarmos para os jogos, temos mais alguns minutos de acréscimos desses tempos que antes os árbitros não tinham em conta e agora precisam estar atentos para repor.”

Continue lendo
CLIQUE PARA COMENTAR

Deixe uma resposta

MAIS ACESSADAS

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados - CNPJ: 43.201.083/0001-90

Descubra mais sobre Futebol Cearense

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading