Pelé teve relação com feitos históricos, feriado e jogos marcantes com o futebol cearense; relembre
Foto: Agência O Globo
Rei do Futebol morreu nesta quinta-feira, 29
O maior jogador de futebol de todos os tempos e que revolucionou o esporte também tem sua história ligada ao Ceará. No Estado, Pelé “decretou” feriado, vestiu a camisa do Fortaleza e disputou seu milésimo jogo com a camisa do Santos.
Pelé estava internado desde 29 de novembro no hospital Albert Einstein, em São Paulo. A internação ocorreu em virtude de uma infecção respiratória após ele contrair Covid-19 e para a reavaliação do tratamento de um câncer no cólon. Na tarde desta quinta, o hospital anunciou a morte do Rei.
Foram oito aparições do Rei do Futebol em terras cearenses e várias histórias contadas até os dias atuais.
Contra o Ceará, Pelé nunca teve a oportunidade de comemorar uma vitória de tantas já conquistadas em sua carreira. Em três duelos foram duas vitórias do Vovô e um empate.
Em 1971, no primeiro embate, um 0 a 0, enquanto no ano seguinte, na partida que marcava seu milésimo jogo com a camisa do Santos, o Ceará venceu por 2 a 1 com gols de Samuel e Da Costa. Pelé também balançou as redes no Estádio Presidente Vargas com mais de 35 mil presentes.
A última partida entre Santos de Pelé e Ceará aconteceu em setembro de 1973 com mais um triunfo cearense, agora por 2 a 0. Jorge Costa e Erandi balançaram as redes paulistas no PV.
Além do Vozão, Pelé também enfrentou três vezes o Fortaleza. Contra o Tricolor do Pici, foram três jogos com time paulista. Em amistoso no PV, no dia 18 de julho de 1959, Pelé fez os gols. Zé Raimundo e Bebecê marcaram para o Leão: 2 a 2. Em 1974, Fortaleza 1 x 5 Santos. Pelé marcou duas vezes. Em 1974, empate entre Santos e Fortaleza em 1 a 1.
Em 1967, na primeira aparição do Rei em terras cearenses, um combinado entre Fortaleza e Ferroviário foi goleado pelo Santos por 5 a 0 no Estádio Presidente Vargas.
Na outra oportunidade em que o Tubarão da Barra enfrentou Pelé, o clube coral segurou o Rei e companhia ao empatar em 0 a 0.
Fora da capital cearense, Pelé foi até Juazeiro do Norte para enfrentar o Guarani num amistoso no Romeirão em 1974. A equipe da Baixada Santista venceu por 2 a 0. Por causa da partida, as prefeituras de Juazeiro, Crato, Missão Velha e Barbalha decretaram feriado municipal pela presença do Rei Pelé.