HISTÓRICO DE CONFRONTO – Fortaleza x Náutico

Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press

Leão busca ampliar vantagem de vitórias no clássico regional

No próximo sábado, 12, o Fortaleza entra em campo contra o Náutico, em Recife/PE, pela 4ª rodada da Copa do Nordeste. Embora seja considerado um clássico da região, esse duelo aconteceu poucas vezes pela o regional, sendo apenas a sexta vez que esse encontro vai acontecer.

Nos outros cinco últimos embates, o Leão leva vantagem em cima do Timbu, com duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota. O curioso é que os dois triunfos cearenses aconteceram recentemente, em 2019 e em 2020, ambos nos Aflitos, palco do próximo jogo.

ENCONTROS MARCANTES

Ao longo da historia, Fortaleza e Náutico já se enfrentaram 27 vezes, com 10 vitórias do tricolor, 9 do alvirrubro e 8 empates (de acordo com a pesquisa elaborada pelo jornalista Luca Laprovitera), por diversos torneios e divisões, porém três embates são os mais marcantes desse clássico nordestino.

Em 1965, Leão e Timbu se encontraram pelas quartas de final da Taça Brasil. Os pernambucanos levaram a melhor com duas vitorias por 3×2 e avançaram de fase. Já em 1968, também pela Taça Brasil, mas dessa vez pela semifinal, os cearenses se deram melhor. Com direito a jogo desempate, o Fortaleza venceu por 1×0 e foi disputar sua segunda final de nacional contra o Botafogo.

Duelo pela Copa do Brasil, 2012.
Foto: Kid Júnior/ Agência Diário

Pulando no tempo, chegamos a 2012, ano em que o Leão amargava a terceira divisão nacional e o Náutico era de primeira. Mas, pela Copa do Brasil, o que se viu foi um show do Fortaleza no PV lotado e uma goleada por 4×0 para cima dos pernambucanos. No jogo da volta o tricolor até perdeu por 2×1, mas a classificação para as oitavas já estava garantida.

O confronto de sábado, 12, começa às 17h45 e terá transmissão do SBT para todo o estado, além do NordesteFC para todo o Brasil.

Ednardo Castro

Cearense, formado em jornalismo, apaixonado por futebol.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: