Copa Sul-Americana 2022 tem 41 dos 44 participantes definidos
Foto: Divulgação/Conmebol
Ceará é único nordestino brasileiro na competição
Na noite da última quinta-feira (9), o Brasileirão 2021 chegou ao fim. Com campeão já definido, restava as últimas vagas para as competições internacionais e rebaixamento. Após a 38ª rodada do torneio nacional, todos os representantes do país estão definidos para a Copa Sul-Americana 2022.
O Ceará lutou até o último jogo pela vaga na Libertadores, mas não conseguiu o principal objetivo. Mesmo assim, o Vovô alcançou a classificação para a ”Sula” e será o único nordestino brasileiro na próxima edição. Outra marca, esta foi sua segunda classificação seguida e disputará o certame pela terceira vez em sua história.
Assim como os brasileiros, outras equipes já asseguraram sua presença na próxima Copa Sul-Americana. Dos 44 participantes da competição, 41 já estão definidos. Confira:
Formato
Primeiro, vale explicar a estrutura da competição. Na primeira fase, as equipes se enfrentam em eliminatória, tipo mata-mata, contra um conterrâneo, definido por sorteio. Clubes de Brasil e Argentina ficam fora dessa etapa. Dos 32 confrontos, passam 16 para a fase de grupos, juntando-se aos 6 brasileiros, 6 argentinos, além dos 4 eliminados na terceira fase da Libertadores 2022.
Na fase de grupos, oito chaves com quatro equipes cada, onde apenas o campeão avançará para as oitavas de finais. Os vencedores de cada grupo se juntam aos terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores 2022. A partir daí, mata-mata, ida e volta, com exceção à final, que será em jogo único.
Classificados por Federação
Argentina (6 vagas)
Fase de grupos – Banfield (vencedor da repescagem pela vaga Copa Sul-Americana, na Copa da Liga da Argentina)
Fase de grupos – Defensa y Justicia (Melhor colocado na tabela geral, entre os não classificados para a Libertadores)
Fase de grupos – Independiente (2ª Melhor colocado na tabela geral, entre os não classificados para a Libertadores)
Fase de grupos – Lanús (3ª Melhor colocado na tabela geral, entre os não classificados para a Libertadores)
Fase de grupos – Racing (4ª Melhor colocado na tabela geral, entre os não classificados para a Libertadores)
Fase de grupos – Union de Santa Fé (5ª Melhor colocado na tabela geral, entre os não classificados para a Libertadores)
Bolívia (4 vagas)
Primeira fase – Royal Pari (Melhor colocado no Torneio Apertura, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Oriente Petrolero (2ª Melhor colocado no Torneio Apertura, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Jorge Wilstermann (3ª Melhor colocado no Torneio Apertura, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Guabirá (4ª Melhor colocado no Torneio Apertura, entre os não classificados para a Libertadores)
Brasil (6 vagas)
As vagas brasileiras são definidas via Brasileirão. Do 7° colocado até o 12°, zona dos seis melhores, abaixo dos classificados para a Libertadores. Contudo, na edição 2021 do torneio, outros times já classificado para a Libertadores ficaram nessa faixa de classificação. Observação para o atual campeão da Sul-Americana, Athletico, que ficou em 14°, mas por já ter vaga na Libertadores, passa a vaga na Sula para o próximo na tabela. Com isso, a lista abaixo coloca os classificados para a Sula, que ficaram entre as posições 9 à 13 e o 15°, na respectiva ordem, no Brasileirão:
Fase de grupos – Atlético Goianiense (9° colocado no Brasileirão 2021)
Fase de grupos – Santos (10° colocado no Brasileirão)
Fase de grupos – Ceará (11° colocado no Brasileirão)
Fase de grupos – Internacional (12° colocado no Brasileirão)
Fase de grupos – São Paulo (13° colocado no Brasileirão)
Fase de grupos – Cuiabá (15° colocado no Brasileirão)
Chile (4 vagas)
Primeira fase – Union La Calera (Melhor colocado no Campeonato Chileno 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Union Española (2ª Melhor colocado no Campeonato Chileno 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Deportes Antofagasta (3ª Melhor colocado no Campeonato Chileno 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Ñublense (4ª Melhor colocado no Campeonato Chileno 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Colômbia (4 vagas)
A Colômbia é o único país com vagas em aberto para a próxima Sula. Apenas o Independiente Medellin está garantido, por conquistar o título da Copa da Colômbia.
Primeira fase – Independiente Medellin (Campeão da Copa da Colômbia)
Primeira fase –
Primeira fase –
Primeira fase –
Equador (4 vagas)
Primeira fase – 9 de Octubre (Melhor colocado no Campeonato Equatoriano 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – LDU (2ª Melhor colocado no Campeonato Equatoriano 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Mushuc Runa (3ª Melhor colocado no Campeonato Equatoriano 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Delfín (4ª Melhor colocado no Campeonato Equatoriano 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Paraguai (4 vagas)
Primeira fase – Nacional (Melhor colocado no Campeonato Paraguaio 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Guaireña (2ª Melhor colocado no Campeonato Paraguaio 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Sol de América (3ª Melhor colocado no Campeonato Paraguaio 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – General Caballero (4ª Melhor colocado no Campeonato Paraguaio 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Peru (4 vagas)
Primeira fase – Melgar (Melhor colocado no Campeonato Peruano 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Cienciano (2ª Melhor colocado no Campeonato Peruano 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Sport Boys (3ª Melhor colocado no Campeonato Peruano 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Ayacucho (4ª Melhor colocado no Campeonato Peruano 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Uruguai (4 vagas)
Primeira fase – Cerro Largo (Melhor colocado no Campeonato Uruguaio 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Montevideo Wanderers (2ª Melhor colocado no Campeonato Uruguaio 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Liverpool (3ª Melhor colocado no Campeonato Uruguaio 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – River Plate (4ª Melhor colocado no Campeonato Uruguaio 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Venezuela (4 vagas)
Primeira fase – Estudiantes de Mérida (Melhor colocado no Campeonato Venezuelano 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Deportivo La Guaira (2ª Melhor colocado no Campeonato Venezuelano 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Metropolitanos (3ª Melhor colocado no Campeonato Venezuelano 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Hermanos Colmenarez (4ª Melhor colocado no Campeonato Venezuelano 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Datas confirmadas
Início da Competição: 9 de março
Sorteio da Fase de Grupos: 23 de março
Início da fase de Grupos: 6 de abril
Final: 1 de outubro, no estádio Mané Garrincha (Brasília)