Copa Sul-Americana 2022 tem 41 dos 44 participantes definidos

Foto: Divulgação/Conmebol

Ceará é único nordestino brasileiro na competição

Na noite da última quinta-feira (9), o Brasileirão 2021 chegou ao fim. Com campeão já definido, restava as últimas vagas para as competições internacionais e rebaixamento. Após a 38ª rodada do torneio nacional, todos os representantes do país estão definidos para a Copa Sul-Americana 2022.

O Ceará lutou até o último jogo pela vaga na Libertadores, mas não conseguiu o principal objetivo. Mesmo assim, o Vovô alcançou a classificação para a ”Sula” e será o único nordestino brasileiro na próxima edição. Outra marca, esta foi sua segunda classificação seguida e disputará o certame pela terceira vez em sua história.

Assim como os brasileiros, outras equipes já asseguraram sua presença na próxima Copa Sul-Americana. Dos 44 participantes da competição, 41 já estão definidos. Confira:

Anúncios

Formato

Primeiro, vale explicar a estrutura da competição. Na primeira fase, as equipes se enfrentam em eliminatória, tipo mata-mata, contra um conterrâneo, definido por sorteio. Clubes de Brasil e Argentina ficam fora dessa etapa. Dos 32 confrontos, passam 16 para a fase de grupos, juntando-se aos 6 brasileiros, 6 argentinos, além dos 4 eliminados na terceira fase da Libertadores 2022.

Na fase de grupos, oito chaves com quatro equipes cada, onde apenas o campeão avançará para as oitavas de finais. Os vencedores de cada grupo se juntam aos terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores 2022. A partir daí, mata-mata, ida e volta, com exceção à final, que será em jogo único.

Classificados por Federação

Argentina (6 vagas)

Fase de grupos – Banfield (vencedor da repescagem pela vaga Copa Sul-Americana, na Copa da Liga da Argentina)
Fase de grupos – Defensa y Justicia (Melhor colocado na tabela geral, entre os não classificados para a Libertadores)
Fase de grupos – Independiente (2ª Melhor colocado na tabela geral, entre os não classificados para a Libertadores)
Fase de grupos – Lanús (3ª Melhor colocado na tabela geral, entre os não classificados para a Libertadores)
Fase de grupos – Racing (4ª Melhor colocado na tabela geral, entre os não classificados para a Libertadores)
Fase de grupos – Union de Santa Fé (5ª Melhor colocado na tabela geral, entre os não classificados para a Libertadores)

Bolívia (4 vagas)

Primeira fase – Royal Pari (Melhor colocado no Torneio Apertura, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Oriente Petrolero (2ª Melhor colocado no Torneio Apertura, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Jorge Wilstermann (3ª Melhor colocado no Torneio Apertura, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Guabirá (4ª Melhor colocado no Torneio Apertura, entre os não classificados para a Libertadores)

Brasil (6 vagas)

As vagas brasileiras são definidas via Brasileirão. Do 7° colocado até o 12°, zona dos seis melhores, abaixo dos classificados para a Libertadores. Contudo, na edição 2021 do torneio, outros times já classificado para a Libertadores ficaram nessa faixa de classificação. Observação para o atual campeão da Sul-Americana, Athletico, que ficou em 14°, mas por já ter vaga na Libertadores, passa a vaga na Sula para o próximo na tabela. Com isso, a lista abaixo coloca os classificados para a Sula, que ficaram entre as posições 9 à 13 e o 15°, na respectiva ordem, no Brasileirão:

Fase de grupos – Atlético Goianiense (9° colocado no Brasileirão 2021)
Fase de grupos – Santos (10° colocado no Brasileirão)
Fase de grupos – Ceará (11° colocado no Brasileirão)
Fase de grupos – Internacional (12° colocado no Brasileirão)
Fase de grupos – São Paulo (13° colocado no Brasileirão)
Fase de grupos – Cuiabá (15° colocado no Brasileirão)

Chile (4 vagas)

Primeira fase – Union La Calera (Melhor colocado no Campeonato Chileno 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Union Española (2ª Melhor colocado no Campeonato Chileno 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Deportes Antofagasta (3ª Melhor colocado no Campeonato Chileno 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Ñublense (4ª Melhor colocado no Campeonato Chileno 2021, entre os não classificados para a Libertadores)

Colômbia (4 vagas)

A Colômbia é o único país com vagas em aberto para a próxima Sula. Apenas o Independiente Medellin está garantido, por conquistar o título da Copa da Colômbia.

Primeira fase – Independiente Medellin (Campeão da Copa da Colômbia)
Primeira fase –
Primeira fase –
Primeira fase –

Equador (4 vagas)

Primeira fase – 9 de Octubre (Melhor colocado no Campeonato Equatoriano 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – LDU (2ª Melhor colocado no Campeonato Equatoriano 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Mushuc Runa (3ª Melhor colocado no Campeonato Equatoriano 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Delfín (4ª Melhor colocado no Campeonato Equatoriano 2021, entre os não classificados para a Libertadores)

Paraguai (4 vagas)

Primeira fase – Nacional (Melhor colocado no Campeonato Paraguaio 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Guaireña (2ª Melhor colocado no Campeonato Paraguaio 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Sol de América (3ª Melhor colocado no Campeonato Paraguaio 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – General Caballero (4ª Melhor colocado no Campeonato Paraguaio 2021, entre os não classificados para a Libertadores)

Peru (4 vagas)

Primeira fase – Melgar (Melhor colocado no Campeonato Peruano 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Cienciano (2ª Melhor colocado no Campeonato Peruano 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Sport Boys (3ª Melhor colocado no Campeonato Peruano 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Ayacucho (4ª Melhor colocado no Campeonato Peruano 2021, entre os não classificados para a Libertadores)

Uruguai (4 vagas)

Primeira fase – Cerro Largo (Melhor colocado no Campeonato Uruguaio 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Montevideo Wanderers (2ª Melhor colocado no Campeonato Uruguaio 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Liverpool (3ª Melhor colocado no Campeonato Uruguaio 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – River Plate (4ª Melhor colocado no Campeonato Uruguaio 2021, entre os não classificados para a Libertadores)

Venezuela (4 vagas)

Primeira fase – Estudiantes de Mérida (Melhor colocado no Campeonato Venezuelano 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Deportivo La Guaira (2ª Melhor colocado no Campeonato Venezuelano 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Metropolitanos (3ª Melhor colocado no Campeonato Venezuelano 2021, entre os não classificados para a Libertadores)
Primeira fase – Hermanos Colmenarez (4ª Melhor colocado no Campeonato Venezuelano 2021, entre os não classificados para a Libertadores)

Datas confirmadas

Início da Competição: 9 de março
Sorteio da Fase de Grupos: 23 de março
Início da fase de Grupos: 6 de abril
Final: 1 de outubro, no estádio Mané Garrincha (Brasília)

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: