Gabriel Dias no Ceará
Ceará OPINIÃO

Análise: De contestado à #FechadoComGD; Gabriel Dias tem a cara do Ceará de Guto

Foto: João Moura

Após desconfiança da torcida no anúncio da sua contratação, o lateral se tornou peça importante no time alvinegro

No dia 27 de fevereiro, o Portal Futebol Cearense noticiou em primeira mão o acerto do Ceará com o lateral-direito/volante Gabriel Dias. Após isso e apuração de vários outros jornalistas, a torcida do clube alvinegro contestou e fez certa pressão para a não contratação do jogador. Pressão essa, que, inclusive, balançou um pouco os bastidores do Vovô.

No entanto, o Ceará permaneceu com o acordo firmado e contratou Gabriel Dias em definitivo no dia 12 de março. Aprovado por Guto Ferreira, o jogador, que estava no rival Fortaleza desde 2019, chegou sob forte desconfiança e só teria uma forma de mostrar a que veio: em campo. Seu primeiro jogo com a camisa do Vovô aconteceu na vitória alvinegra diante do CSA por 2 a 0, no último dia do mês de março. De lá pra cá, o camisa 94 convenceu a torcida e garantiu seu espaço no time titular.

Anúncios

É verdade que Gabriel não estava na sua melhor fase, assim como boa parte do elenco, com a camisa do Fortaleza na reta final da Série A 2020. Entretanto, é válido ressaltar a importância do jogador já no rival, onde foi crucial no ano mágico de 2019 e em boa parte da temporada 2020. Dessa vez, GD se torna importante do outro lado da cidade.

Anúncios

Tendo como suas características principais a obediência tática, entrega em campo, excelente jogo físico e ótima bola aérea, o lateral é a personificação do estilo de jogo de Guto Ferreira. As melhorias no time após a chegada dele são claras, como: maior liberdade para Bruno Pacheco avançar mais ao ataque, maior segurança no setor defensivo e uma bola parada mais fortalecida do Vovô. Além disso, Gabriel se destaca também por seu bom humor, fator esse que o ajudou a ganhar o respeito da torcida do Vozão.

Anúncios

Até o momento, o jogador disputou seis partidas com a camisa do Ceará e marcou dois gols, ambos em bola parada, reafirmando sua importância neste quesito do time de Guto Ferreira. Sua última partida ocorreu neste sábado (24), pela semifinal da Copa do Nordeste, mas não acabou de forma feliz para o lateral.

Em lance bastante polêmico, o camisa 94 foi expulso e desfalcará o Vozão na partida de ida da final da ‘Lampions’ 2021 diante do Bahia. Por conta de ter sido um lance muito contestado, a própria torcida do Vovô prestou apoio ao jogador através da hashtag #FechadoComGD. Sem dúvidas, Gabriel será uma baixa importante. Desde que ele e o zagueiro Messias entraram na equipe titular, o Ceará sofreu apenas um gol e marcou 17. O contrato do jogador com o Alvinegro de Porangabuçu é válido até dezembro deste ano.

Deixe uma resposta