CONECTE-SE CONOSCO

Opinião

OPINIÃO: A consolidação do futebol cearense na região

Publicado

em

Foto: Pedro Chaves

Com os títulos de Fortaleza e Ceará, consecutivamente, a Copa do Nordeste ganha novos protagonistas

A 17ª edição da Copa do Nordeste teve fim com a vitória do Ceará por 1×0 (4×1 no agregado) em cima do Bahia no estádio de Pituaçu, em Salvador. Mais do que o bicampeonato conquistado pelo alvinegro, essa coquista do vovô representa um novo cenário no futebol nordestino. Os cearenses passaram de coadjuvantes a protagonistas.

Anúncios

Desde o retorno da competição regional em 2013, Fortaleza e Ceará conseguiram quebrar todo o estigma de pouca tradição diante dos rivais nordestinos, principais baianos e pernambucanos. Com o titulo da Copa do Nordeste do Leão em 2019 e agora o do Vovô, não é exagero dizer que o futebol cearense passou a ser o dono da região.

Anúncios

Os números são os melhores possíveis, com quatro finais, sendo três títulos, e outras oito semifinais, mas além do bom retrospecto, tricolores e alvinegros passaram por um longo processo de modernização e profissionalização em todos os setores dos clubes. Pelo lado do Ceará, para citar apenas alguns pontos, a compra do CT em Itaitinga, a modernização da sede administrativa do clube e, principalmente, a saúde financeira em dia serviram de pilares para esse bom momento do Vovô.

Foto: Reprodução

No Leão, a missão foi mais dolorida e, até certo ponto, mais difícil, porém, não menos vitoriosa. Com os longos oito anos na Série C, o Fortaleza precisou subir uma ladeira ingrime para alcançar os objetivos. Mas, conseguiu. De 2017 (anos do acesso à Série B) para cá, o tricolor conseguiu organizar a vida financeira, profissionalizou os setores primordiais do clube, como o marketing e vem, até hoje, no processo de modernização do CT em Maracanaú e da sede administrativa.

Foto: Reprodução

Existem outros pontos importantes para todo esse crescimento, mas quis abordar apenas alguns para ilustrar o quão positiva foram, e são, as diretorias de Fortaleza e Ceará e os números em campo (e fora dele) traduzem bem. Hoje, não existe dúvida, o futebol cearense é o carro chefe do nordeste, em tudo.

FERROVIÁRIO

Não posso deixar de falar do Ferroviário. O Tubarão da Barra voltou a figurar entre os grandes do futebol cearense ao sair da segunda divisão estadual e brigar de igual para igual com a dupla Fortaleza e Ceará. O clube coral também contou uma reformulação séria e competente neste período e isso foi capaz de dar os melhores momentos na história do peixe.

Em 2017, o Ferrão foi finalista do campeonato cearense, eliminando o Fortaleza na semifinal. Em 2018, pela Copa do Brasil, o clube eliminou o Sport, em plena Ilha do Retiro e realizou a melhor campanha do clube na história da competição. E no Brasileiro da série D, o time cearense mostrou força e conquistou título nacional. Ainda na mesma temporada, o Tubarão conquistou a Taça Fares Lopes.

Reparem, não existe segredo no futebol, uma boa gestão e o mínimo de profissionalização sempre vai gerar frutos dentro de campo. Os cearenses tão aí para provar.

TÍTULOS DOS CEARENSES FORA DO ESTADO NESTA DÉCADA

2015 – Ceará (Copa do Nordeste)
2018 – Ferroviário (Brasileiro série D)
2018 – Fortaleza (Brasileiro série B)
2019 – Fortaleza Copa do Nordeste)
2020 – Ceará (Copa do Nordeste)

Anúncios

Continue lendo
CLIQUE PARA COMENTAR

Deixe uma resposta

MAIS ACESSADAS

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados - CNPJ: 43.201.083/0001-90

Descubra mais sobre Futebol Cearense

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading