CONECTE-SE CONOSCO

Sem categoria

Guarany de Sobral completa 82 anos de fundação

Publicado

em

Foto: Reprodução/Internet

No dia 2 de julho de 1938 cinco rapazes se reuniram e decidiram fundar, na cidade de Sobral, interior do Ceará, o Guarany Sporting Club, carinhosamente chamado de Cacique do Vale. Hoje, o Bugue completa 82 anos com várias conquistas e feitos importantes para o futebol cearense.

Anúncios

FUNDAÇÃO

Foi na casa de Luís Nogueira Adeodato que Francisco Martins, Euclides Andrade, Padre Aloísio Pinto e Magela Frota deram início a brilhante história do time sobralense. O nome foi inspiração no livro do escritor cearense José de Alencar, “O Guarany”. Na época, todos os fundadores torciam para o Flamengo/RJ, daí surgiu a ideia para o vermelho e preto tão característicos do Cacique do Vale.

Anúncios

PIONEIRISMO E FEITOS MARCANTES

Ao longo de sua história o Guarany colecionou marcos importantes para a trajetória do clube, como por exemplo, em 1970, a conquista do 1º turno do campeonato cearense (e de forma invicta, com 4 vitórias e 3 empates), se tornando a primeira agremiação do interior a alcançar tal feito.

Apesar de ter terminado aquele estadual na terceira colocação geral, o Bugre ganhou o direito de disputar o recém criado Campeonato Brasileiro ou Taça de Prata de 1971 e o de 1972, outro marco pioneiro para um clube do interior cearense. A campanha no nacional foi digna, com duas vitórias, dois empates e quatro derrotas, terminando na 14ª colocação na primeira temporada. Já no segundo ano, a campanha foi de duas vitórias, dois empates e seis derrotas, finalizando na 17ª posição.

O PRIMEIRO CEARENSE CAMPEÃO NACIONAL

Mas foi em 2010 que o Guarany de Sobral cravou de vez a fama de “maior do interior”. Disputando a Série D do Campeonato Brasileiro, o Bugue fez uma campanha irretocável terminando a primeira fase na liderança com nove pontos ganhos. Depois, a equipe cearense foi eliminando adversários de peso no cenário nacional, como o Santa Cruz e Sampaio Corrêa. Na final, o rubro-negro empatou o primeiro jogo contra o América/AM por 1 a 1 e goleou a volta por 4 a 1 em um Junco totalmente lotado e conquistou o título de campeão brasileiro, o primeiro a nível nacional para o estado do Ceará.

OUTROS TÍTULOS

O Cacique do Vale ainda consta em sua galeria com um título de Fares Lopes, três Taças Padre Cícero e quatro Campeonatos Cearenses da série B. Confira os anos:

• Taça Fares Lopes – 2015
• Taça Padre Cícero – 2013, 2019 e 2020
• Cearense série B – 1966, 1999, 2005 e 2008

Anúncios

Continue lendo
CLIQUE PARA COMENTAR

Deixe uma resposta

MAIS ACESSADAS

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados - CNPJ: 43.201.083/0001-90

Descubra mais sobre Futebol Cearense

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading