CONECTE-SE CONOSCO

Ceará SC

Vozão rumo ao bi: confira números da campanha alvinegra na Copa do Nordeste

Publicado

em

Foto: Tiago Caldas

Ceará tem o melhor ataque da competição e pode ser bicampeão invicto

Há um dia da grande final da Copa do Nordeste, o torcedor do Ceará tem motivos de sobra para estar confiante na conquista do bicampeonato regional. Não bastasse a ótima vantagem alcançada pelo vovô após vencer o Bahia no primeiro jogo, por 3 x 1, os alvinegros vêem sua equipe ostentar ótimas marcas durante a disputa da atual edição da competição.

Além da invencibilidade – o Vovô empatou os cinco primeiros jogos e venceu suas seis últimas partidas -, o Ceará tem o melhor ataque da competição com 20 gols marcados, dois a mais que o Bahia. O alvinegro só não marcou no empate em 0 x 0 com o ABC de Natal.

Anúncios

Dos 20 gols do alvinegro, 15 foram assinalados na fase de grupos, o que já destacava a superioridade da artilharia da equipe cearense. Os outros cinco gols vieram no jogos eliminatórios.

No total, 10 jogadores marcaram pelo Vozão. O destaque fica para o meia Vinícius Goes, o “Vina”, com cinco gols em dez jogos, números que fazem dele o goleador máximo da competição. Vina, que só não atuou na vitória do alvinegro sobre o Sport, tem ainda o maior número de assistências que resultaram em gols. Foram quatro passes letais até o primeiro jogo da final, contra o Bahia.

Um dos principais nomes da Copa do Nordeste, Vinícius só não começou como titular nas partidas contra Fortaleza e ABC, ambos na fase de grupos. Ao todo, o meio-campista esteve em campo por 661 minutos.

O atacante Rafael Sóbis, principal nome do elenco alvinegro ao lado do goleiro Fernando Prass, marcou seus três gols na competição contra o River, no Piauí, na 6a rodada da fase de grupos. Sóbis também tem um passe contabilizado a seu favor. Outro que deixou sua marca nas redes adversárias é o zagueiro Klaus. O defensor divide a vice-artilharia alvinegra com Rafael e ambos podem alcançar números ainda melhores no Nordestão.

Anúncios

Felipe Silva marcou dois gols e é o terceiro na artilharia alvinegra. Ele ainda foi responsável por duas assistências. Outros seis jogadores fizeram um gol, cada. São eles: Cleber, Ricardinho, Bergson, Fernando Sobral, Samuel Xavier e Mateus Gonçalves.

Defesa

Contrastando o ótimo desempenho ofensivo, o Ceará sofreu 10 gols na competição nordestina e tem a pior defesa entre os quatro semifinalistas (Bahia levou nove gols e Fortaleza e Confiança foram vazados seis vezes), contando até o primeiro jogo da final. Em 11 jogos disputados até o momento, o alvinegro não teve suas redes balançadas em quatro partidas.

Cartões

O Ceará teve 23 cartões amarelos aplicados pela arbitragem contra seus jogadores. O recordista é o atacante Leandro Carvalho, que foi amarelado em quatro oportunidades. O jogador recebeu dois cartões no empate em 2 x 2 com o Bahia, ainda na fase de grupos, o que ocasionou a primeira das três expulsões de atletas do “Vovô”.

A segunda expulsão aconteceu contra o Sport Recife, pela 7a rodada da fase de grupos, quando Rafael Sóbis recebeu o cartão vermelho direto. Luís Otávio foi o terceiro atleta alvinegro expulso. A exclusão do zagueiro veio no jogo das quartas de final diante do Vitória.

Três comandantes

O Ceará começou a disputa pelo bicampeonato sob o comando de Argel Fucks. O treinador permaneceu no comando nas três primeiras rodadas (empates com Frei Paulistano, Fortaleza e ABC). Na partida contra o Bahia, o alvinegro já tinha Enderson Moreira no banco de reservas.

Foram quatro jogos com Enderson Moreira, sendo duas vitórias e dois empates (8 pontos). O treinador trocou Carlos de Alencar Pinto pela Toca da Raposa e para o seu lugar veio Guto Ferreira, que comandou o “Vovô” em quatro jogos e conquistou 12 pontos (triunfos sobre CRB, Vitória, Fortaleza e Bahia).

Com Guto o Ceará marcou sete gols e sofreu dois. O saldo de cinco gols é igual ao conquistado com Enderson, quando o alvinegro fez 10 gols e levou outros cinco. Com Argel foram três gols marcados e três sofridos.

Anúncios

Continue lendo
CLIQUE PARA COMENTAR

Deixe uma resposta

MAIS ACESSADAS

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados - CNPJ: 43.201.083/0001-90

Descubra mais sobre Futebol Cearense

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading