CONECTE-SE CONOSCO

Ceará SC

Conmebol estuda mudar formato da Copa Sul-Americana; confira

Publicado

em

Foto: Reprodução/Conmebol

O desejo é que o modelo seja em fase de grupos

O atual formato de disputa da Copa Sul-Americana não da chance ao erro. Os clubes possuem apenas dois jogos, o famoso “mata-mata”, para decidir seu futuro dentro da competição. Porém, a Confederação Sul-Americana de Futebol, CONMEBOL, mostrou o desejo de mudar o modelo de disputa do torneio.

Anúncios

Seguindo o atual formato, as equipes podem ter uma caminhada longa, caso se classifiquem para as próximas fases, mas ao mesmo tempo muito curta, se forem eliminadas logo no começo. Para a CONEMBOL, isso pode ser ruim financeiramente, pois caso um clube que traga uma grande audiência para a competição seja eliminado na primeira fase, a entidade vai deixar de faturar uma quantia satisfatória.

O desejo é que o modelo seja mudado para o formato de “Fase de Grupos”, da mesma forma que é feito na Copa Libertadores. Com isso, os clubes passariam a ter no mínimo seis jogos. Possibilitando um ganho financeiro maior não só para a entidade, mas para os próprios times.

Anúncios

As conversas para viabilizar a mudança, no momento estão paradas. A entidade busca priorizar a volta de seus campeonatos, que estão paralisados, em virtude da pandemia. Com isso, a ideia de alterar o formato de disputa fica inviável de ser colocada em prática já no ano de 2021.

A ideia foi motivada após os clubes brasileiros: Fortaleza, Atlético Mineiro, Goiás e Fluminense, serem eliminados precocemente do campeonato, em 2020. Grande parte da audiência e dos ganhos financeiros do torneio, partem de clubes brasileiros.

Com o atual crescimento de Fortaleza e Ceará, dentro e fora de campo, a possibilidade de estar presente em uma competição internacional cresceu. A mudança de formato pode ser de interesse dos dois clubes, pois agora passariam a ter mais experiências internacionais, e aumentaria a possibilidade de classificação, além de possíveis ganhos financeiros. Os dois cearenses já participaram uma vez cada da Sul-Americana, porém, ambos foram eliminados na primeira fase.

Vale ressaltar que, a Arena Castelão, é uma das concorrentes para receber uma das finais, em sede única, do torneio internacional, entre os anos de 2021, 2022 e 2023. O que aumenta ainda mais o desejo dos clubes cearenses em participar do campeonato.

Anúncios

Continue lendo
CLIQUE PARA COMENTAR

Deixe uma resposta

MAIS ACESSADAS

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados - CNPJ: 43.201.083/0001-90

Descubra mais sobre Futebol Cearense

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading