Ceará COPA DO NORDESTE

Primeiro jogo da final do Nordestão marca o 50º duelo entre Ceará e Bahia em todos os tempos; confira o histórico do confronto entre Vovô e Esquadrão

Foto: Felipe Santos/Ceará SC

Da mesma forma que em 2020, as equipes decidirão a Copa do Nordeste em 2021

A tarde deste sábado (01) promete grandes emoções aos torcedores de Ceará e Bahia. Isto porque, às 16h, as equipes irão a campo em Pituaçu para duelar pela taça da Copa do Nordeste 2021. O confronto, que marca uma reedição das finais de 2015 e 2020 do torneio regional, é o primeiro dos dois jogos que serão realizados na grande decisão. Além disso, a partida deste fim de semana será a 50º disputada entre as equipes na história. O jogo da volta acontece uma semana depois e será na Arena Castelão e no mesmo horário. Para conquistar sua vaga na final, o Ceará derrotou a equipe do Vitória em casa; por outro lado, o Bahia venceu, nos pênaltis, o Fortaleza fora de casa e assegurou a outra vaga na decisão.

Anúncios

Confrontos inesquecíveis

Nos últimos anos, Ceará e Bahia protagonizaram entre si duelos de alto calibre. Primeiramente, deve-se ressaltar as duas decisões de Copa do Nordeste entre Vovô e Esquadrão. Em 2015, houve a primeira final entre as equipes. Com vitórias por 0x1 (Fonte Nova) e por 2×1 (Arena Castelão), o Ceará conquistou, dessa forma, a “Orelhuda” e, além disso, de forma invicta. Cinco anos mais tarde, veio a segunda decisão. Da mesma forma que na primeira, o Vozão venceu o Bahia nas duas oportunidades (3×1 e 0x1, com ambos os jogos em Pituaçu) e levantou a taça mais uma vez, novamente sem perder nenhum jogo. Além das finais do torneio regional, o Alvinegro Cearense e o Tricolor Baiano se enfrentam pela elite do futebol nacional desde 2018. Desde então, foram três vitórias do Vozão, duas do Esquadrão e um empate pelo Brasileiro Série A.

Histórico do duelo

Na história, Ceará e Bahia já duelaram 49 vezes e por quatro competições diferentes (Brasileiro Séries A e B, Copa do Nordeste e Taça Brasil). Em 2020, no entanto, com quatro triunfos sobre os baianos, o Vozão ultrapassou o Esquadrão no número de vitórias. Dessa forma, o Alvinegro totaliza 19 vitórias contra a equipe do Bahia, que tem “apenas” 16 triunfos. Além disso, as equipes empataram em 14 oportunidades. O Ceará é, também, quem mais marcou no duelo, com 59 gols contra 56. Por outro lado, o Esquadrão é dono da maior goleada (4×0 no Brasileirão de 1985) e da primeira vitória do confronto (2×1), a qual veio apenas no terceiro jogo entre as equipes, em 1959, pela Taça Brasil. Por fim, cabe ressaltar que o Vovô está invicto contra o Bahia há sete jogos e não perde desde 2018. Em contrapartida, com onze partidas ou 19 anos (1959-1978) sem perder, o time baiano detém a maior sequência invicta do duelo.

Anúncios

Deixe uma resposta