100? 200? Levantamento aponta quanto jogadores Ceará e Fortaleza utilizaram nas últimas dez temporadas; confira
Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC
Você sabe quantos jogadores seu time utilizou nos úlltimos cinco anos? e na última década?. O torcedor não deve fazer ideia não é?. Pois bem, a resposta está em um levantamento do observatório do futebol do CIES (Centro Internacional de Estudo dos Esportes), entidade sediada na Suíça e que é uma parceria entre a Fifa e a Universidade de Neuchatel.
Nesta segunda-feira, 1, o observatório divulgou um levantamento semanal referentes às últimas cinco temporadas, concluído em 22 de fevereiro de 2023. Nestes números, a Ponte Preta lidera o ranking internacional de clubes que mais utilizou jogadores nos últimos anos. Ao todo, o clube paulista usou 168 atletas ao longo do período, o equivalente a 33,6 por ano.
A lista dos dez times que mais utilizaram jogadores ainda conta com mais sete equipes brasileiras, sendo elas Vitória (162), Juventude (161), CRB (157), Sampaio Corrêa (156), ABC (156), Vila Nova (155) e Londrina (154).
O ranking também mostra as equipes com menos números de atletas. No topo estão o Halmstads, da Suécia, com 44, Manchester City (47) e Athletic Bilbao (49). Entre os brasileiros, os clubes que menos utilizaram jogadores no período foram Palmeiras (83), São Paulo (91), Atlético-MG, Grêmio Novorizontino (ambos com 93) e Fortaleza (96), o quinto da lista. No Brasil, o levantamento inclui apenas equipes das duas principais divisões nacionais. O Ceará teve 119 jogadores atuando com seu uniforme.
O site do CIES (Weekly Post 411 (football-observatory.com) também mostra quanto jogadores foram utilizados nos últimos dez anos. Ao todo, o Vovô usou 242 atletas. Já o Leão contou com 213 jogadores em campo.