Neste sábado, 18, serão realizadas as finais da edição cearense da Taça das Favelas. As partidas serão disputadas na Areninha Jardim União e serão transmitidas ao vivo pela TV Verdes Mares.
Na categoria feminina, a decisão será entre Timbaúba e Jangurussu, às 14h05, logo após o Jornal Hoje. O time do Jangurussu defende o bicampeonato, pois venceu a taça em 2022. No masculino, Quadras e Castelão disputam o título às 15h30.
Além da grande final, a Taça das Favelas irá realizar um jogo das estrelas, disputado por ex jogadores e influencers, e uma fan fest com show musical antes dos jogos.
A Taça das Favelas, realizada pela Central Única das Favelas (Cufa) (atualmente presidida pelo cearense Preto Zézé), é o maior campeonato de futebol de campo entre favelas do mundo, contando com a participação de mais de 100 mil jovens em todo o Brasil. No Ceará, o torneio conta com apoio da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado.
Final da edição de 2022 da Taça das Favelas Ceará (Foto: Marcos Moura)
A final da Taça das Favelas de 2022 recebeu a presença ilustre de Dunga e Cafu, os capitães da Seleção Brasileira nas conquistas do tetra e do penta em 1994 e 2002, respectivamente. Além dos campeões mundiais, o prefeito Sarto, a vice governadora Izolda Cela e o então governador Camilo Santana (atual ministro da educação) também marcaram presença no evento.
Em 2022, o Jangurussu bateu o Santa Maria por 2 x 0 e levou o título no Feminino. Já no masculino, o Pantanal venceu o Jardim Iracema por 4 x 3.
Os vencedores da Taça Das Favelas do Ceará conquistam o direito de representar o estado na edição nacional da Taça das Favelas, disputada em São Paulo.