Após superar 8 anos de martírio na terceira divisão nacional com o acesso de 2017, o Tricolor de Aço surpreendeu ao conseguir a conquista inédita da segundona na sua primeira participação na divisão após a queda em 2009.
O time comandado por Rogério Ceni começou o ano sendo questionado por parte da torcida, devido a perda do título do campeonato cearense para o Ceará de Marcelo Chamusca, que conquistara o acesso para a primeira divisão nacional na temporada anterior.
A diretoria, porém, confiou no trabalho do então inexperiente ex-goleiro, que conseguiu dar liga na equipe que pouco a pouco foi demonstrando amplo domínio dos adversários ao longo do certame.
Dentre os principais nomes do título nacional tricolor, estão o goleiro Marcelo Boeck, o lateral Tinga (atual capitão do leão), o meia Edinho e o artilheiro Gustavo, conhecido popularmente como Gustagol. O atacante marcou 30 gols pelo Fortaleza naquele ano, sendo 16 no campeonato estadual e 14 pela Série B.
Gustagol comemora gol pelo tricolor (Foto: Reprodução / Fortaleza EC)
Com o acesso garantido, o Fortaleza confirmou o título com uma vitória emocionante fora de casa, vencendo o Avaí (que também conquistou o acesso naquela temporada) pelo placar de 1 a 0. O gol de Rodolfo foi marcado aos 49 minutos do segundo tempo.
O título veio de forma antecipada, na 36ª Rodada. Na rodada seguinte, o Leão enfrentou o Juventude e recebeu a taça de campeão da competição, coroando a festa com uma vitória por 4 a 1.