Em entrevista exclusiva para a TNT Sports, Marcelo Paz, presidente do Fortaleza garantiu a permanência do técnico Juan Pablo Vojvoda na equipe em 2024. O mandatário do Laion ressaltou que o argentino tem contrato com o clube até o final da próxima temporada e revelou que já sinalizou o desejo de renovar o contrato do comandante por mais temporadas.
“Ele tem contrato até o fim de 2024. Então eu trabalho somente com essa possibilidade. Inclusive, na minha cabeça, eu já queria era renovar por mais tempo. Acho que a gente pode chegar agora no fim do ano, já sinalizei a ele de uma forma bem sutil de que a gente pode estender o vínculo dele por mais tempo, não só até o fim de 2024.” – afirmou o dirigente, em entrevista à TNT Sports Brasil.
Além disso, Marcelo Paz ressaltou que o que une o clube ao técnico é a ambição de sempre ter grandes conquistas.
“Gostamos muito do trabalho dele, e acho que ele também gosta de trabalhar no Fortaleza, porque tudo o que a gente combina, a gente cumpre com ele em todos os aspectos, de formação de elenco, mudança de elenco, logística, nos momentos difíceis a gente está junto. Esse ambiente interno do clube faz com que ele se sinta muito à vontade. E sabe que a gente tem ambição. Ele sabe que a gente quer continuar crescendo. Ele tem essa ambição, e nós, também.”
Juan Pablo Vojvoda, ou simplesmente Vojvoda, é o segundo técnico mais longevo do Campeonato Brasileiro, ficando atrás somente de Abel Ferreira, atual técnico do clube paulista Palmeiras. Sempre discreto e inteligente em suas palavras, o argentino chegou ao Tricolor de Aço como um desconhecido e logo conquistou todos os corações tricolores. Nascido na Argentina, há 48 anos atrás, o treinador já foi jogador de futebol e atuava como zagueiro. Aposentou-se dos gramados em 2013 no clube Sarmiento de Leones aos 38 anos de idade. Como treinador, comandou Newell’s Old Boys (Argentina), Defensa y Justicia (Argentina), Talleres de Córdoba e Huracán (Argentina) e Unión La Calera (Chile). No Unión, levou a equipe à vice-liderança do campeonato em 2020 e obteve a classificação para a Copa Libertadores pela primeira vez na história. Em 18 de fevereiro de 2021, ele deixou a equipe após acordo mútuo.
Vojvoda chegou em maio de 2021 ao Fortaleza e de cara, conquistou seu primeiro título com o tricolor: o Campeonato Cearense de 2021 após vencer o Ceará na final. No mesmo ano, o treinador argentino ajudou o Laion a alcançar um de seus maiores feitos até então: a conquista da vaga para fase de grupos de sua primeira participação na Copa Libertadores em 2022. No ano seguinte, conquistou a Copa do Nordeste e novamente o Campeonato Cearense. Em 2023, novamente outro título estadual: o Pentacampeonato do Leão. Não suficiente, o argentino mais cearense que conhecemos, levou o Fortaleza à final da Copa Sulamericana, feito inédito entre os clubes nordestinos. O tricolor de aço perdeu nos pênaltis para o LDU, mas registrou na história da competição seu nome.
Vojvoda, técnico do Fortaleza – Foto: FEC
Na “Era Vojvoda”, o Fortaleza atingiu a marca de 300 gols marcados empate em 1×1 pelo campeonato Brasileiro Série A, diante do Athletico-PR, na última quarta-feira (08/11), na partida válida pela 33ª rodada da competição. Na atual temporada, o Tricolor marcou 119 gols em 71 partidas disputadas. Este é o melhor desempenho do clube desde a chegada de Juan Pablo Vojvoda em 2021.
Confira a artilharia do Leão do Pici na “Era Vojvoda”:
1º Yago Pikachu — 38 gols
2º Lucero, Galhardo e Romero — 23 gols
3º Moisés — 21 gols
4º Robson — 17 gols
5º Romarinho — 13 gols
6º Hércules — 12 gols
Agora ficou fácil de entender o desejo do presidente Marcelo Paz na permanência do argentino Vojvoda no Tricolor do Pici.