Jogando inicialmente no campo localizado no sítio da família de Felipe, o Floresta abriu as portas de seu estádio próprio em 21 abril de 1965, com direito a um Clássico Rei como jogo de inauguração: Ceará e Fortaleza se enfrentaram no campo da Vila Manoel Sátiro para um público de aproximadamente 6 mil pessoas. Vitória do Alvinegro por 1 a 0, gol marcado pelo atacante Charuto.
Na época, o estádio levava o nome do patriarca da família Sátiro Santiago, Manoel Sátiro. Após a morte de Felipe Santiago, em 1987, o estádio foi rebatizado a fim de homenagear o fundador da equipe.
Tradicional no futebol amador da capital cearense, o Verdão da Vila ingressou no futebol profissional no ano de 2015, após ser vendido para o empresário Sérgio Teixeira, dono da Teixeira Tecidos. Com isso, o controle sobre o clube deixou as mãos da família Sátiro Santiago, que manteve a equipe viva por décadas no amadorismo local.
Desde então, o clube recebeu investimento considerável em reformas estruturais, reformando seu estádio e ganhando centro de treinamento próprio.
A boa gestão rendeu êxito no campo e bola: Em um curto espaço de tempo, o Verdão conquistou uma série de acessos no campeonato cearense (vice-campeão da terceira e segunda divisão estadual em 2015 e 2017, respectivamente), além de se sagrar campeão da Taça Fares Lopes de 2017 (superando o time titular do Fortaleza na final) e da Copa dos Campeões Cearenses em 2018.
Jogadores e comissão técnica do Floresta levantam a taça da Copa Fares Lopes em 2017 (Foto: Reprodução / FCF TV)
A primeira conquista assegurou ao clube uma participação na Copa do Brasil do ano seguinte, algo até então inédito para a equipe. Na ocasião, o Floresta acabou sendo eliminado pelo Botafogo-PB.
Após atravessar um momento difícil na temporada 2020/21, durante o qual acabou sendo rebaixado para a Série B do Campeonato Cearense e passou meses sem entrar em campo devido a pandemia de Covid-19, o Floresta conseguiu o maior feito de sua história ao ser vice-campeão do Campeonato Brasileiro Série D, perdendo a final para o Mirassol de São Paulo.
Assim, o Lobo da Vila ganhou uma vaga na Série C da temporada seguinte, divisão onde se encontra atualmente. Na temporada 2023, o Floresta correu sério risco de rebaixamento, porém conseguiu escapar do descenso na última rodada ao triunfar sobre o América de Natal.
Além das boas campanhas no futebol profissional, o Verdão também vem se destacando pelos bons resultados obtidos nas categorias de base. O clube obteve campanhas expressivas na Copa São Paulo de Futebol Júnior (chegou às quartas de Final na edição 2023 da Copinha, eliminando Athletico Paranaense e Avaí no processo, sendo eliminado pelo bicampeão Palmeiras), na Copa Seromo (Vice-Campeão do torneio sub-15 em 2023) e vencendo importantes títulos estaduais nas categorias sub-17 (Campeonato Cearense 2017) e sub-20 (Campeonato Cearense 2016).
Elenco do Sub-20 do Floresta comemora classificação para às quartas de final da Copinha em janeiro de 2023 (Foto: Divulgação / Floresta EC)
Uma das principais revelações do Floresta nos últimos anos, o atacante Iarley Gilberto foi vendido para o Fortaleza no começo do ano e atualmente é um dos destaques da equipe sub-20 do Leão.
Em 2024, o Lobo da Vila Manoel Sátiro disputará a primeira divisão do Campeonato Cearense e a Série C do Brasileiro.