O Ceará volta a campo no início da noite deste domingo (22/10), às 18 horas, diante do Avaí, na Ressacada, em Florianópolis/SC, na partida válida pela pela 33ª rodada da Série B.
O Alvinegro reencontrará seu ex-técnico Eduardo Barroca, que dirigiu a equipe em 2023 em 12 rodadas, inclusive o duelo do primeiro turno contra o Avaí que terminou em 0x0. Após o confronto, Barroca foi demitido da equipe alvinegra. Além do reencontro, o Ceará busca quebrar o tabu de nunca ter vencido o Avaí na Série B. Ao todo, são 12 jogos, com 08 vitórias para o Leão e 04 empates.
De acordo com o site OGOL, a lista do Tabu entre Avaí x Ceará é a seguinte:
Avaí 4×2 Ceará (Série B 2016) Avaí 1×1 Ceará (Série B 2014) Avaí 1×1 Ceará (Série B 2013) Avaí 2×1 Ceará (Série B 2012) Avaí 2×1 Ceará (Série B 2008) Avaí 2×0 Ceará (Série B 2007) Avaí 0x0 Ceará (Série B 2006) Avaí 2×0 Ceará (Série B 2005) Avaí 1×0 Ceará (Série B 2003) Avaí 0x0 Ceará (Série B 2002) Avaí 2×0 Ceará (Série B 2001) Avaí 1×0 Ceará (Série B 1999)
O Leão vive o drama de conseguir se livrar do tão temido rebaixamento para a Série C. Atualmente encontra-se com 35 pontos e é o 15º colocado na tabela do campeonato. No seu último confronto pela competição, empatou em 1×1 com o Londrina que também luta contra o rebaixamento, porém numa situação mais difícil por se encontrar em 19º colocado com 26 pontos.
Já o Vovô, é o 11º colocado com 43 pontos. Sem chances matemáticas de acesso e rebaixamento, a equipe cumpre tabela e busca uma vitória após cinco jogos sem vencer na competição. Na última rodada, o Ceará empatou, sem gols, com o Sampaio Corrêa, na Arena Castelão, em Fortaleza.
RETORNOS E DESFALQUES
O principal desfalque do Ceará para o duelo é o atacante Erick. Artilheiro da equipe na temporada com 18 gols, o camisa 11 está suspenso pelo terceiro cartão amarelo tomado contra o Sampaio Corrêa.
Por outro lado, Vagner Mancini terá importantes retornos no duelo que ocorre na Ressacada. O zagueiro Luiz Otávio, o volante Breno e o lateral esquerdo Paulo Victor que volta depois de 45 dias de tratamento no DM, estão à disposição do técnico. Além destes, o lateral Michel Macedo e o meia Chay também viajaram com a equipe alvinegra e estão disponíveis para a partida.
Em 16 jogos fora de casa nesta Série B, o Ceará somou 18 pontos. Um rendimento de aproximadamente 37,5% que deixa o Alvinegro como 9º melhor visitante da competição. Ao todo são quatro vitórias, seis empates e seis derrotas fora dos gramados cearenses.
Artilheiro do Ceará na Série B com 10 gols, Erick está suspenso e não enfrenta o Avaí Foto: Felipe Santos / Ceará SC
Na equipe leonina catarinense, a lista de desfalques é extensa. São seis jogadores que não atuarão no confronto. Entre os lesionados estão os zagueiros Didi e Wellington Nascimento, o lateral-esquerdo Thiago Rosa, além dos atacantes Júlio César, Pottker e Leandro Carvalho. O ex-atacante alvinegro, inclusive, atuou em apenas uma partida na Série B com o Avaí.
O time avaiano é o mais indisciplinado da competição, com 109 cartões amarelos e 9 vermelhos nas 32 partidas do campeonato.
O Leão da Ressacada tem o terceiro pior rendimento entre os mandantes da Série B. Em 16 partidas dentro de casa, o Avaí somou apenas 19 pontos e tem um aproveitamento de 39,6%. Até aqui, a equipe conseguiu cinco vitórias, quatro empates e sete derrotas.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Avaí – Técnico: Eduardo Barroca
Igor Bohn; Thales, Alan Costa, Jonathan Costa e Natanael; Wellington, Rafael Gava, Giovanni e Jean Lucas; Waguininho e Poveda.
Quem está fora: Didi (lesão no tendão), Wellington Nascimento (lesão no joelho), Thiago Rosa (cirurgia no pé), Júlio César (muscular), Pottker (lesão no joelho), Leandro Carvalho (muscular) e Igor Inocêncio (pertence ao Ceará).
Pendurados: Alan Costa, Andrey, Gava, Giovanni, Igor Bohn, Igor Inocêncio, Jean Cléber, Modesto, Thales e Waguininho.
Richard; Lucas Ribeiro, Luiz Otávio, David Ricardo e Paulo Victor; Léo Santos, Guilherme Castilho e Jean Carlos; Barletta, Janderson e Saulo Mineiro (Nícolas).
Quem está fora: Erick, cumpre suspensão após o terceiro amarelo, e Cléber, com pena ampliada.
Pendurados: Tiago Pagnussat, Lucas Ribeiro, Willian Formiga, Danilo Barcelos, Richardson, Nícolas e Janderson.