Foto: Reprodução/Fortaleza EC
Após 10 dias de pausa no Campeonato Brasileiro Série A, o Leão do Pici volta a campo na noite desta quarta-feira (18/10), diante do Vasco. A pausa se deu por conta das partidas da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. No primeiro turno, o Tricolor venceu o duelo por 2×0, na Arena Castelão, em Fortaleza, com gols de Thiago Galhardo e Silvio Romero.
Em noite mais que especial, o Laion pode manter sua sequência de invencibilidade na competição diante do Gigante da Colina. Exatamente nesta quarta-feira, 18 de outubro, o Tricolor de Aço completa 105 anos de existência e vive uma de suas melhores fases, e por que não dizer a melhor? Finalista da Copa Sul-Americana, o melhor time do nordeste, atualmente, em todas as séries do Campeonato Brasileiro e 04 jogos sem perder na Série A. Nos últimos 10 jogos, somando todas as competições, o Leão venceu 07 vezes, empatou 02 e perdeu apenas um confronto, diante do Fluminense, fora de casa, por 1×0, na partida válida pelo Brasileirão.
Diante do Vasco, o Fortaleza relacionou 27 atletas, incluindo Marinho e Pedro Rocha. Mesmo não estando 100%, Marinho foi relacionado para treinar e continuar tratando a lesão que sofreu no joelho. Já Pedro Rocha, desfalque desde fevereiro, após sofrer uma grave lesão no joelho, rompendo os ligamentos, está de volta e pode entrar em campo diante do Vasco. O técnico Vojvoda deve ir com força máxima diante da equipe carioca.
Diferente do tricolor nordestino, o Vasco vive o drama de fugir da zona de rebaixamento desde o início da competição. A equipe carioca conta com o apoio da torcida, que esgotou os ingressos do duelo em pouco tempo. Com isso, o Gigante da Colina deve contar com cerca de 20 mil vascaínos no estádio São Januário. Sobre a equipe que deve atuar na partida, devido o meio campista Paulinho estar suspenso, e Medel, que vem atuando na zaga, estar com a seleção chilena nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, o time do técnico Ramón Diaz deve sofrer mudanças na escalação. Os prováveis substitutos devem ser Maicon e o francês Payet.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Fortaleza – Técnico: Juan Pablo Vojvoda
João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison e Pochettino; Guilherme, Yago Pikachu e Lucero.
Quem está fora: Hércules (pós-operatório de lesão ligamentar no joelho esquerdo) estão no DM.
Pendurados: Titi, Bruno Pacheco, Brítez, Escobar, Pikachu, Calebe, Lucas Sasha, Lucero, Marinho, Romero, Galhardo e Machuca.
Vasco – Técnico: Ramón Diaz
Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez), Maicon, Léo e Lucas Piton; Zé Gabriel, Praxedes, Marlon Gomes e Payet; Gabriel Pec e Vegetti.
Quem está fora: Medel (convocado); Paulinho (suspenso); Capasso e De Lucca (departamento médico).
Pendurados: Léo Jardim, Léo, Puma, Zé Vitor, Robson, Jair, Mateus Carvalho, Praxedes, Serginho e Sebastián.
FICHA TÉCNICA | VASCO X FORTALEZA
Competição: 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 18/10/2023
Horário: 21h30 (Brasília)
Onde assistir: TV Globo e Premiere
ARBITRAGEM
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistente 1: Bruno Boschilia (FIFA/PR)
Assistente 2: Maira Mastella Moreira (RS)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)