Figura icônica do futebol cearense, Toinha recebeu os parabéns clube nas redes sociais
Foto: Matheus Lotif / Fortaleza EC
Antônia Porfírio de Lima, a Toinha, completou 80 anos de idade neste domingo, dia primeiro de outubro.
Chamada carinhosamente de “Mãe Tricolor”, a icônica torcedora-símbolo trabalha há 53 anos no Fortaleza Esporte Clube, seu time do coração.
Toinha, nasceu na cidade de Iguatu, onde cresceu e viveu até 1967. Neste ano mudou-se para a capital, para morar no bairro do Montese. Toinha trabalhava na Fábrica Fortaleza e no caminho rumo ao trabalho, sempre se deparava com bandeirolas tricolores nos arredores do Estádio Presidente Vargas.
Ao frequentar as tertúlias promovidas por Luiz Rolim Filho, dirigente histórico do Fortaleza, passou a se identificar de vez com o Leão do Pici.
Por intermédio de Silvio Carlos (jornalista e presidente do Fortaleza entre 1982 e 1987), passou a se fazer presente nos jogos do Leão e a fazer campanhas de arrecadação visando ajudar o clube a adquirir chuteiras para os garotos da categoria de base, confeccionar bandeiras e vender ingressos para festas realizadas na sede social.
Ao longo de suas cinco décadas dentro do Fortaleza Esporte Clube, Toinha foi cobradora, porteira, recepcionista, cozinheira, lavadeira, telefonista e auxiliar de nutrição, seu atual cargo.
Querida pelos jogadores e pela torcida, protagonizou um momento de repercussão nacional em 2017, após percorrer o campo do Estádio Mário Helênio em Juiz de Fora-MG de joelhos, pagando assim a promessa que fizera em nome do acesso tricolor à segunda divisão.
Em 2022, cumpriu outra promessa: Acompanhou o técnico Juan Pablo Vojvoda em viagem a cidade de Canindé, pela graça da permanência do Fortaleza na Série A.
“Além de ser auxiliar de nutrição eu tenho muito amor. E amor não precisa de diploma. Pelo Fortaleza eu faria qualquer coisa a qualquer hora. Minha vida está nesse clube, lá é minha casa a outra só serve para dormir.”
O Fortaleza celebrou o aniversário de Toinha com uma postagem homenageando a “Mãe Tricolor” nas redes sociais:
São 80 anos de vida e 53 de Fortaleza Esporte Clube. Parabéns para nossa Mãe Tricolor, e meu muito obrigado por tanta dedicação, Toinha! 👏🏼🎊🎉