CONECTE-SE CONOSCO

Ceará SC

Ceará é multado pelo STJD após cânticos homofóbicos na partida contra o Vila Nova

Clube deverá pagar R$ 40 mil de multa. STJD rejeitou o pedido da Procuradoria para perda de mando de jogos

Publicado

em

Foto: Joyce Maciel/Futebol Cearense

O Ceará foi julgado pela 3º Comissão Disciplinar do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e condenado a pagar multa no valor de R$ 40 mil (quarenta mil reais) por arremesso de objetos no gramado e cânticos homofóbicos entoados por parte da torcida no duelo entre Ceará x Vila Nova, pela Série B, no dia 19 de julho na Arena Castelão.

O Alvinegro foi notificado no início de agosto, pela direção da CBF, por conta dos cânticos homofóbicos. Foi recebido uma advertência e um pedido de explicações sobre ações que o clube faz para que situações como estas não se repitam.

Como o árbitro da partida, Wagner do Nascimento Magalhães (RJ), não relatou em súmula o ocorrido na partida contra o Vila Nova, a notificação da CBF foi feita com base na denúncia do Coletivo de Torcidas Canarinho LGBTQ. O grupo enviou a CBF reportagens feitas que comprovaram os cânticos homofóbicos.

Após isto, a procuradoria do STJD abriu investigação e fez a denúncia, solicitando multa e perda de mando de campo, porém os auditores do tribunal rejeitaram a segunda penalização, aplicando apenas a multa. O julgamento foi realizado nesta quarta-feira (23/08).

O Ceará vem realizando campanhas na Arena Castelão, através de anúncios nos telões e alto-falantes, contra os cânticos homofóbicos proferidos por parte da torcida alvinegra nas partidas.

Fora das quatro linhas, foi realizado na sede do clube, no final de julho, o 1º Congresso sobre Racismo, Homofobia e Violência nos estádios. O evento contou com a presença de membros de torcidas organizadas, da associação nacional das uniformizadas, além de representantes do Ministério Público e das Polícias Civil e Militar.

O evento teve um resultado positivo até aqui. Nos últimos jogos na Arena Castelão, não houve manifestações homofóbicas em nenhum momento.

Continue lendo
CLIQUE PARA COMENTAR

Deixe uma resposta

MAIS ACESSADAS

Copyright © 2023 Futebol Cearense. Todos os direitos reservados