Foto: Lenilson Santos
Em um certame das oitavas de final do campeonato brasileiro série D, a competição se tornou quase um interestadual. Neste domingo (19), os dois representantes cearense enfrentam duas equipes da Paraíba pelo jogo de volta da respectiva fase. O Ferroviário recebe o Nacional-PB, em casa, após um empate sem gols no jogo de ida. Já o Atlético-CE, precisa reverter, fora de seus domínios, a derrota simples que sofreu no primeiro confronto ante o Sousa-PB.
Ferroviário
Para o jogo de volta, o time do Ferroviário terá desfalques importantes. O zagueiro Geninho, o segundo principal artilheiro da equipe neste ano com 10 gols, não estará disponível devido a uma lesão na coxa. Além disso, o volante Marcone, que sofreu uma pancada, precisou passar por uma cirurgia na clavícula.
“Mais uma decisão. Vamos encontrar dificuldade principalmente na parte física. Mas entendo que nossa equipe está preparada. Será um jogo truncado, difícil. O adversário vai vir numa linha mais baixa, muitas vezes eles jogam com três zagueiros fora de casa. E nós temos que preparar nossa equipe para que tenha o equilíbrio também e consiga fazer os gols”, comentou o técnico Paulinho Kobayashi.
No meio de semana que separou os dois jogos, o Ferroviário conquistou sua vaga na Copa do Brasil através da Taça Fares Lopes. Após derrotar o Pacajus por 5 a 1, chegou à final do torneio contra o Iguatu, que já havia conquistado sua vaga na competição.
Atlético-CE
A Águia da Precabura foi derrotada no jogo inicial com um placar de 2 a 1. Como resultado, eles necessitam de uma vitória simples para ao menos forçar uma disputa de pênaltis. Um empate beneficia o Sousa-PB. Caso o Atlético-CE vença com uma vantagem de dois ou mais gols, eles garantirão a sua progressão para a próxima fase.
Durante a etapa inicial, a equipe ficou na atrás somente do invicto Ferroviário. Fechou a primeira parte do campeonato com um total de 23 pontos consistentes, garantindo o segundo lugar no Grupo 2. Ao longo de 14 jogos, conquistou seis vitórias, cinco empates e sofreu três derrotas.