Foto: PF/Divulgação
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (09/08), a segunda fase da Operação Jogada Ensaiada. Doze mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Fortaleza e outras dez cidades do país para desarticular uma organização criminosa voltada à manipulação de resultados em partidas de futebol. Estima-se que foram movimentados cerca de R$ 11 milhões pelos criminosos.
Equipes da Operação foram até as casas de empresários, jogadores de futebol e apostadores envolvidos no esquema. Cerca de 60 agentes trabalham na operação, que deflagrou também, em outubro de 2022, fraudes no futebol sergipano. Entretanto, após análise do material apreendido, foi revelado um esquema muito maior do que o inicialmente investigado.
Além da capital cearense, os policiais estiveram em Aracaju (SE), Araguaina (TO), Assu (RN), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campina Grande (PB), Igarassu (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo e Sumaré/SP.
Há registros de conversas entre empresários de jogadores de futebol, apostadores e dirigentes combinando a manipulação de resultados em partidas de futebol para adquirir ganhos ilícitos em sites de apostas.
Até aqui, foram constatadas manipulações em partidas de diversos torneios estaduais, além de nacionais como o Campeonato Brasileiro das Séries C e D.
A Polícia Federal informou que, em Campina Grande, um dos alvos da investigação arremessou os celulares pela janela ao ver a chegada dos agentes, mas os mesmos foram recuperados no terreno vizinho. Além disso, a esposa tentou acessar a conta dele por meio do telefone celular dela.
Os suspeitos sob investigação serão acusados por violações conforme estabelecido na legislação geral esportiva, além de envolvimento em atividades de organização criminosa.