Anunciado oficialmente pelo Fortaleza no dia 31 de março, o zagueiro Bernardo Schappo ainda não disputou nenhuma partida pelo Tricolor. Apesar de ter sido adquirido por quase R$ 2 milhões de reais junto ao Ituano e contratado com status de titular, o atleta de 24 anos foi preterido até quando Titi, zagueiro que também atua pelo lado esquerdo, desfalcou a equipe do técnico Juan Pablo Vojvoda. Contra o América Mineiro, por exemplo, o escolhido para atuar ao lado de Brítez foi Ceballos, que habitualmente joga na zona direita.

No dia 29 de abril, após a vitória por 4 a 2 no Fluminense, Vojvoda falou sobre a ausência de Bernado nas partidas. O técnico do Leão do Pici citou o número de atletas que podem ser relacionados para um jogo como justificativa. “Eu posso escolher somente 23 jogadores (para uma partida). O Bernardo chegou no último momento, junto com Zanocelo, e neste momento estou escolhendo outros dois jogadores para ir entre os relacionados”, disse o treinador.

Na última segunda-feira, 22, Bismarck, ex-jogador com passagens por Vasco, Fluminense e Seleção Brasileira, participou de uma live no Canal Atenção, Vascaínos. Segundo ele, o empresário de Bernardo Schappo revelou o motivo por qual o jogador ainda não atuou pelo Fortaleza.

“A gente tava querendo levar um zagueiro do Ituano, que é um excelente zagueiro, chamado Bernardo, por Japão. E eu falei com o empresário dele agora…você sabe o que ele falou pra min?. Acabou que o Fortaleza comprou ele por 1 milhão e 800 mil, 70% do Ituano. O jogador tá lá a 1 mês e meio e falou pra ele que só agora começou a aguentar o ritmo do treino no clube. Eu perguntei pra ele porque e ele falou que o ritmo no treinamento é extremamente acelerado. O treinador exige no treinamento…aí você percebe porque que o Fortaleza contra o Corinthians lá em Itaquera, chega mandando no jogo. Perdeu pro Palmeiras, com um pênalti pra mim duvidoso e aí toma três gols. Mas aí você ver porque quando o Fortaleza vai jogar no campo adversário, ele compete as vezes mais que o time da casa. O Bernardo falou pro empresário dele que não estava aguentando o treinamento, porque é acelerado”.