Foto: Rafael Bandeira/SCR
Lateral é primo do atacante Edson Cariús, atualmente no futebol paraguaio
Nesta terça-feira, 18, o Ministério Público de Goiás, por meio da Operação Penalidade Máxima, identificou suspeita de manipulação de resultados em cinco jogos do Campeonato Brasileiro Série A.
Dentre os investigados, o cearense Igor Cariús, atualmente no Sport e primo do atacante Edson Cariús, está na lista de jogos que podem ter ocorrido manipulação de resultados.
Nesta quarta-feira, 19, Ceará e Sport se enfrentam pelo primeiro jogo da final da Copa do Nordeste. Igor segue a preparação normal para o confronto e deve ser titular na equipe de Enderson Moreira.
Nascido em Cairús, no interior do Ceará, Igor passou por vários clubes do estado antes de conseguir as primeiras oportunidades em time de maior visibilidade no Brasil.
O defensor teve a carteira nacional de habilitação, celular e notebook apreendidos no mandado de busca e apreensão expedidos pela Justiça de Goiás nesta manhã de terça-feira e cumprido através do Ministério Público de Pernambuco.
Na manhã desta terça-feira, o MP-GO em parceria com autoridades de outros estados, realizou uma operação para cumprir três mandados de prisão preventiva e mais 20 mandados de busca e apreensão. A operação abrange seis estados e 16 cidades.
Quatro dos alvos são o zagueiro Victor Ramos, da Chapecoense, o lateral-esquerdo Igor Cariús, do Sport, o meia Gabriel Tota, ex-Juventude e atualmente no Ypiranga-RS, e o zagueiro Kevin Lomónaco, do Bragantino. Há ainda um outro jogador que atua no Rio Grande do Sul, mas o nome dele não foi revelado.
Segundo o MP, o grupo criminoso cooptava jogadores com ofertas que variavam entre R$ 50 mil e R$ 100 mil para que cometessem lances específicos nos jogos, como um número determinado de faltas, levar cartão amarelo, garantir um número específico de escanteios para um dos lados e até atuar para a derrota do próprio time.
Diante dos resultados previamente combinados, os apostadores obtinham lucros altos em diversos sites de apostas – ou diretamente, ou por meio de laranjas.