Reunião nesta terça-feira, 31, definirá público no primeiro Clássico-Rei da temporada
Foto: Divulgação/SECEL
Uma reunião de segurança e plano de ação que será realizada nesta terça-feira, 31, com as presenças da Federação Cearense de Futebol (FCF), Ceará e Fortaleza, definirá se o primeiro Clássico-Rei da temporada, que será disputado no próximo dia 7 pelo Campeonato Cearense, terá a presença de torcedores dos dois clubes.
Isso porque na última segunda-feira, 30, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo de Defesa do Desporto e do Torcedor (Nudtor), encaminhou um ofício para a FCF com a determinação da Secretária de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS) para que o jogo seja realizado com torcida única, somente com o público do time mandante (Ceará). Além disso, o órgão de segurança definiu público máximo de 15 mil torcedores para o duelo.
O plano foi submetido a avaliação do Nudtor e aprovado por unanimidade. Conforme ofício do órgão ministerial, as medidas serão circunstanciais e pontuais e serão aplicadas somente para a partida em questão. Segundo a SSPDS, as ações objetivam minimizar os altos riscos envolvendo violência por parte das torcidas no local e no entorno do estádio.
Dentre os fatores apontados pelo Nudtor que põem em risco a segurança do evento esportivo estão a não realização do Clássico-Rei no estádio Presidente Vargas em 10 anos; o registro de ameaças entre torcedores; rivalidade histórica entre as torcidas de ambos os clubes; proximidade física entre torcedores rivais dentro do estádio; aglomeração da torcida do Ceará como mandante; momento histórico dos clubes; entre outros.