CBF muda critérios de classificação da Copa do Brasil a partir de 2024 e ranking não dará mais vaga na competição
Foto: Divulgação/CBF
Entidade máxima fortalece as federações estaduais e seus campeonatos
A partir de 2024, a equipe que quiser participar da Copa do Brasil terá que fazer uma boa campanha em seus campeonatos estaduais isso porquê a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças nos critérios de classificação para a competição.
A entidade acabou com a distribuição de vagas via seu ranking nacional de clubes; com isso 80 das 92 equipes que irão disputar torneio em 2024 sairão de competições estaduais.
Para 2024, o ranking que será utilizado pela CBF será o das federações, para a definição de quantas vagas cada uma terá direito a distribuir nas suas competições estaduais.
Federações mais bem colocadas, São Paulo e Rio de Janeiro terão direito a seis vagas via competições locais; Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná a cinco vagas; Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão, a três; enquanto os demais estados a apenas duas vagas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/W/e/tAQl4nQKKd73VVM7jR2A/copadobrasil.jpg?w=800&ssl=1)
A Federação Cearense de Futebol em seu regulamento do Campeonato Cearense de 2023 destinou as três vagas para o Campeão estadual, Campeão da Fase de grupos (Taça Pedro Basílio) e Campeão da Fares Lopes. Agora terá que alterar para o vice também ganhar a vaga.
Um dos dois torneios seletivos cearenses (Taça Pedro Basílio ou Fares Lopes) não dará mais a vaga pra Copa do Brasil de 2024.
Vale ressaltar que 12 clubes seguirão com direito a entrar já na terceira fase da Copa do Brasil. No caso, os representantes do País na Libertadores, além dos campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B de 2023.
Caso essa lista não preencha as 12 vagas, as restantes serão distribuídas no Campeonato Brasileiro.