Saiba como será o mecanismo de classificação para a Copa do Mundo de 2026 com 48 seleções
Foto: Reuters
Será a primeira edição do Mundial no novo formato
Quem está acompanhando a Copa do Mundo no Catar já deve ter escutado que a próxima edição do Mundial será em três países e contará com a participação de 48 seleções pela primeira vez na história. O formato atual, com 32 seleções, era disputado desde 1998.
Em 2026, o Mundial, que terá algumas mudanças de formato, será realizado em três países diferentes: Estados Unidos, México e Canadá.
No total, 16 cidades receberão jogos no próximo Mundial: duas no Canadá, três no México e 11 nos Estados Unidos, o terceiro país mais populoso do mundo.
Confira as cidades que sediam a Copa do Mundo de 2026:
Canadá: Vancouver, Toronto
México: Guadalajara, Monterrey, Cidade do México
Estados Unidos: Seattle, São Francisco, Los Angeles, Kansas City, Dallas, Atlanta, Houston, Boston, Filadélfia, Miami, Nova York
O México já sediou a Copa do Mundo duas vezes, em 1970 e 1986, e se tornará o primeiro país a sediar o torneio em três ocasiões. Os Estados Unidos já sediaram o torneio uma vez, em 1994, enquanto o Canadá nunca sediou uma Copa do Mundo masculina, mas sediou a edição feminina em 2015.
De acordo com o plano, serão 16 vagas diretas para a Europa, nove para a África, oito para a Ásia, seis para as Américas do Norte e Central, seis para a América do Sul e uma para a Oceania.
A Copa de 2026 terá 16 grupos de três equipes e os dois primeiros de cada se classificam para as fases eliminatórias — 16 avos, oitavas de final, quartas, semis e a finalíssima. O campeão, portanto, fará o mesmo número de jogos do formato atual com 32 participantes, sete.