CONECTE-SE CONOSCO

Caucaia

CBF anuncia data do sorteio da Copa do Nordeste 2023

Publicado

em

Foto: Thaís Magalhães

Fortaleza é o atual campeão da competição regional

A Diretoria de Competições da CBF comunicou a realização do sorteio para a definição dos grupos da Primeira Fase da Copa do Nordeste para o dia 21/11, segunda-feira, às 15h30, no auditório da sede da CBF.

A CBF irá transmitir ao vivo o sorteio através da CBF TV.

Aumento de receita

Em reunião realizada nesta quinta-feira (10), na sede da CBF, os 28 clubes que compõem a Copa do Nordeste decidiram por unanimidade encerrar o contrato com a agência responsável pela representação comercial da competição. Os clubes irão comunicar as emissoras detentoras dos direitos que a CBF deverá participar das negociações futuras.

Fizeram parte também da reunião todas as federações envolvidas na competição. A realização do torneio no próximo ano está garantida por todos os participantes e contará com um acréscimo de 50% da receita para os clubes.

Formato

  • Eliminatórias da Copa do Nordeste serão disputadas nos dias 5 e 8 de janeiro.
  • Copa do Nordeste começa no dia 22 de janeiro e será realizada em 12 datas
  • Decisão está prevista para o dia 3 de maio
  • Dezesseis clubes participam da disputa

Os doze clubes pré-classificados foram definidos com os seguintes critérios: Nove vagas estão destinadas para os campeões estaduais de 2022. As outras três ficam reservadas para as federações melhores colocadas no Ranking Nacional de Federações (RNF 22).

Neste ano, as Federações Cearense, Baiana e Pernambucana estão no topo do ranking e terão uma segunda vaga para o torneio, com a classificação do time melhor posicionado no Ranking Nacional de Clubes da CBF (RNC 22).

Sendo assim, já estão garantidos na Copa do Nordeste 2023: Fortaleza, CRB, Sampaio Corrêa, Náutico, ABC, Campinense, Sergipe, Atlético-BA, Fluminense-PI, Ceará, Bahia e Sport

A formação dos dois grupos da primeira fase será definida por meio de sorteio, a ser realizado em data anunciada posteriormente. Os pré-classificados serão distribuídos entre os grupos A e B assim como os quatro advindos por meio das vagas das Eliminatórias.

Todas as equipes farão oito jogos e as quatro primeiras colocadas de cada grupo passam para a próxima fase – quartas de final. Nessa etapa, os dois primeiros colocados de cada grupo farão o jogo único como mandantes. Nas semifinais, os mandos de campo serão dos times de melhor campanha. A final será disputada em jogos de ida e volta com o clube de melhor campanha decidindo diante de sua torcida. 

Eliminatórias para a Copa do Nordeste


As Eliminatórias para a Copa do Nordeste serão disputadas em duas fases e em jogos únicos. Nos dias 5 e 8 de janeiro, dezesseis equipes entrarão em campo em busca de quatro vagas para a fase de grupos da “Lampions League”. São elas: Vitória, CSA, Confiança, Santa Cruz, Botafogo-PB, Ferroviário-CE, América-RN, Altos, Moto Club, Caucaia, Jacuipense, Retrô, ASA, Cordino, Potiguar de Mossoró e Sousa.

Entre esses estão os nove melhores posicionados no Ranking Nacional de Clubes da CBF (RNC), sendo um para cada Federação, excluídos os já classificados para a Fase de Grupos da competição e mais sete clubes advindos das vagas destinadas às federações mais bem ranqueadas no RNF e respeitando a colocação dos clubes em seus Estaduais, em 2022. 

As 16 equipes apresentadas acima serão ordenadas conforme suas posições no RNC 2022. A partir daí, serão definidos os confrontos, com o primeiro colocado enfrentando o 16º, o segundo com o 15º e assim por diante. Os clubes melhores ranqueados fazem o jogo único como mandantes nas duas fases.

Continue lendo
CLIQUE PARA COMENTAR

Deixe uma resposta

MAIS ACESSADAS

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados - CNPJ: 43.201.083/0001-90

Descubra mais sobre Futebol Cearense

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading