Ceará não deve ter representantes na lista de Tite
para a Copa do Mundo de 2022

Fonte: Unsplash

A lista de convocados por Tite não deve trazer grandes surpresas, pois o trabalho na Seleção Brasileira tem seguido critérios coesos desde 2016. Isso significa que existem poucas chances, ou quase nenhuma, de um cearense convocado para a competição. Os últimos convocados, Artur e Everton Cebolinha, não ganham uma oportunidade desde 2021 e não vivem uma excelente fase. Ou seja, os cearenses vão ficar apenas como torcedores na próxima Copa do Mundo.

O atacante Artur, atualmente no Red Bull Bragantino, foi a última esperança dos torcedores do Ceará. Ele foi convocado em setembro do ano passado, para os jogos das Eliminatórias, se tornando o 12º atleta do estado a ganhar uma oportunidade com a amarelinha na história. No entanto, foi o último, pois o ano de 2022 não teve outro jogador, nem mesmo ele. Com 24 anos, o atleta ainda sonha com o futuro, mas não tem hipótese no ataque do Brasil por agora.

Enquanto isso, Everton Cebolinha coleciona títulos no Flamengo, mas no banco de reservas. O jogador nascido em Maracanaú não conseguiu um lugar entre os titulares, por isso deixou de ser chamado por Tite. A última oportunidade foi no ano passado, quando ainda defendia o Benfica, em Portugal. Por conta da concorrência, ele é outro atleta com possibilidade quase nula de uma convocação surpresa. A realidade é que nunca mostrou futebol para isso.

Assim, o Brasil chega ao Mundial com os cearenses apenas na torcida. O lado bom é que a equipe está entre os principais favoritos nas cotações de aposta esportiva. Segundo os números do site da KTO, referência no mundo das apostas online, a Seleção brasileira supera a França e a Argentina no favoritismo. Existe uma probabilidade de 20% no título brasileiro, enquanto os rivais não passam dos 15%. Assim, pode ser que dezembro termine em comemoração brasileira.

O Ceará e a Seleção

Desde 1961 até hoje, o futebol cearense viu 12 jogadores vestirem a camisa da Seleção Brasileira, e nenhum foi para a Copa do Mundo. Além de Artur e Everton Cebolinha, alguns outros nomes podem ser lembrados pelos torcedores. Jardel, Mirandinha, Wendell e Dudu Cearense são alguns dos jogadores nascidos por aqui que conseguiram defender a equipe nacional. Infelizmente, nenhum conseguiu um grande destaque.

O artilheiro Jardel foi um dos atletas com maior potencial, porém ficou de fora do Mundial de 2002, mesmo vivendo grande momento na carreira. Assim, a história do futebol brasileiro continua distante do estado e a expectativa fica apenas para o futuro. Everton Cebolinha tinha tudo para conseguir algum destaque, mas a ida para o Benfica impediu uma continuidade que tinha no Grêmio. Assim, o cearense acabou caindo de produção.

Enquanto isso, o também artilheiro Artur busca melhores exibições com o Red Bull Bragantino. A oportunidade dada por Tite serviu de experiência, e a ideia é usá-la para evoluir e quem sabe ganhar uma nova convocação no futuro. Ele tem apenas 24 anos, e um futuro bom pela frente. Por último, também é possível sonhar com 13° jogador surgindo, mas é algo que deve acontecer apenas em 2023, após a Copa do Mundo.

Força no futebol nacional

O desafio do futebol cearense é ter melhores resultados no cenário nacional, sobretudo com as equipes do Fortaleza e do Ceará no Campeonato Brasileiro. Após a excelente campanha em 2021, o Leão do Pici sofreu com altos e baixos, passando boa parte da disputa na zona de rebaixamento. Isso indica problemas que precisam ser superados, para assim novos jogadores conseguirem destaque em campo.

Um problema que só será contornado com mais investimento e planejamento. Afinal, só assim o futebol cearense pode recuperar o bom futebol em campo. Outro aspecto é o investimento nas categorias de base, para jogadores nascidos por aqui possam ter condições para brilharem quando chegam em idades mais avançadas. Isso acontece em outros estados, então pode acontecer aqui.

Assim, a expectativa para a Copa do Mundo de 2022 é completamente na torcida. Os cearenses não devem conseguir uma vaga entre os convocados, mas vão com certeza fazer uma festa bonita durante a disputa. Algo que vai gerar inspiração para jovens jogadores do Ceará buscando uma vaga no futuro.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: