Clubes poderosos rebaixados da Champions à Liga Europa

Anualmente vários times poderosos são rebaixados da Champions League UEFA  para a Liga Europa. Confira alguns desses casos.

Quando tubarões caem no lago do peixinhos da Liga Europa

O Flamengo conquistou a Libertadores, após a vitória do Independiente del Valle na Sul-Americana. A temporada de torneios da CONMEBOL fechou, mas na UEFA tem 3 provas que vão chegando na fase de todas as decisões. A grande montra do futebol europeu é a Champions League, depois tem a Liga Europa e recentemente foi criada a Liga Conferência.

Por aqui vamos pensando na Copa do Nordeste de 2023, mas sabemos que o sonho de qualquer jogador é pisar os grandes palcos do futebol europeu. Quando se faz parte de um elenco poderoso, o normal é conviver com as grandes estrelas e alinhar no palco milionário da Liga dos Campeões UEFA.

Leia mais: Com mudanças no formato, cearenses conhecem adversários da Copa do Nordeste de 2023

Mas existem alturas em que times considerados ‘tubarões’ caem no lago dos ‘peixinhos’. Muitos times fortes caem na Liga Europa ou até na Liga Conferência após falharem a classificação para a Liga dos Campeões, via campeonatos locais ou nas prévias da Champions.

Todos os anos, por essa época tem equipes que são ‘rebaixadas’ da Liga dos Campeões, ficando em 3º lugar no grupo, para a Liga Europa. Barcelona e Juventus, 2 times famosos no mundo inteiro, se encontram nessa situação, nessa temporada europeia de 2022-2023.

Confira alguns casos de tubarões que foram rebaixados para a Liga Europa e tiveram sucesso nessa competição.

Atlético Madrid

A última ocasião em que um ex-participante da Champions League conseguiu vencer a Liga Europa aconteceu na época 2017/18.

Os ‘colchoneros’ ficaram pela fase de grupos da Champions League em um grupo com Roma, Chelsea e Qarabag

Na altura, o título do Atlético de Madrid foi rebaixado da Liga dos Campeões e acabou por ter sucesso europeu na segunda divisão europeia, levando para Madri o respeitável troféu da Liga Europa.

Já na época 2009/10 o Atleti tinha sido rebaixado da principal competição europeia e conseguiu vencer o título da Liga Europa.

Sevilha

De Espanha chega outro exemplo de um time que apesar do rebaixamento da Champions League acabou por ter sucesso na Liga Europa.

Na temporada 2015/16, o Sevilha bateu o Liverpool no St. Jakob-Park, na Suíça, conquistando um tri inédito pela mão de Unai Emery.

Chelsea

Na final de 2013 realizada na Holanda foi o Chelsea que fez a festa perante o Benfica de Jorge Jesus.

O time londrino caiu da Liga dos Campeões, mas acabou por alcançar uma proeza europeia naquela época de 2012/13.

O Chelsea venceu o time de Lisboa com gols de                Fernando Torres e Branislav Ivanović já perto do apito final do juiz.

Maior parte dos títulos não fica para rebaixados

O histórico da segunda prova da UEFA, sempre muito consultado por quem gosta de estatística e até por quem pretende apostar nas melhores casas de apostas, revela que a maior parte dos troféus fica com equipes originalmente classificados para a competição.

Ou seja, são poucos os casos dos tubarões rebaixados da Liga dos Campeões que acabam por ter sucesso no lago dos peixinhos que é a Liga Europa. Ainda assim, os grandes times sempre exercem muita influência no torneio, mesmo que não cheguem na grande decisão.

Um desses casos aconteceu na temporada 2021-2022, quando o Barcelona não conseguiu o apuramento em seu grupo na Champions League, com Bayern Munique, Benfica e Dinamo Kiev.

O time de Barcelona acabou relegado para a Liga Europa, ficando logo como favorito à vitória nesse torneio. Porém, o time orientado por Xavi Hernández não conseguiu chegar mais longe que as quartas de final, caindo perante o Frankfurt, time que seria o campeão.

Todos os anos existem surpresas, mas não tem como negar que esses times, mais poderosos e favoritos, acabam eliminando algumas equipes que ambicionavam a vitória na Liga Europa.

Mourinho descontente com método

Os terceiros colocados da fase de grupos da Champions League seguem para as fases a eliminar da Liga Europa, mas tem treinadores criticando essa situação.

José Mourinho, um dos mais titulados técnicos a nível mundial, manifestou publicamente seu desagrado. E ele sabe do que fala, pois já ganhou 2 Liga dos Campeões, 2 Liga Europa (uma quando o torneio ainda se chamava Copa UEFA) a primeira edição da Liga Conferência.

“Vão chegar todos os tubarões fracassados da Liga dos Campeões”, disse José Mourinho, em jeito de recado para as entidades que gerem o futebol europeu na UEFA.

Play-off de milionários

Após as fases de grupos da Liga dos Campeões e da Liga Europa como que arranca uma ‘nova’ edição da segunda competição europeia.

Na Liga Europa o primeiro colocado de cada grupo avança para as oitavas de final. Os segundos colocados têm de passar por um play-off com os times rebaixados da Champions League. É esse método que técnicos como José Mourinho criticam. André Villas-Boas, outro técnico vencedor a nível europeu, também lamentou publicamente esse formato da Liga Europa.

Porém, a UEFA já tratou de avisar que o modelo é para dar continuidade nos próximos anos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: