Lesões podem prejudicar jogadores na Copa do Mundo; explica especialista

Foto: ODD Andersen/AFP

Lesões podem prejudicar jogadores na Copa do Mundo; explica especialista

A Copa do Mundo terá início em 20 de novembro, no Catar, este é o maior evento futebolístico do planeta. A competição que faz todas as nações mostrem toda a sua torcida e empolgação, também é responsável por muitas lesões esportivas. Diversos jogadores já sofreram com o problema nos gramados e fora deles. Um dos casos brasileiros de maior repercussão aconteceu com o craque Neymar Jr., durante uma partida disputada na capital cearense, no segundo turno das quartas de final e que o impossibilitou de continuar participando do campeonato.

Segundo o médico do esporte e ortopedista, Eduardo Vasconcelos, as lesões podem ter sérias consequências para os atletas. “O futebol é uma paixão nacional e nós temos excelentes jogadores. Todos estão sucetíveis a problemas como esse. As lesões podem causar apenas incômodos ou a interrupção precoce de uma promissora carreira”, afirma o especialista.

Durante a prática esportiva podem acontecer diversos tipos de lesões, o médico destaca as principais. “Podemos citar as lesões musculares, contusões, entorses e fraturas que tendem a ser mais comuns. Nos jogadores profissionais de futebol acontecem também com relativa frequência a ruptura de ligamentos do joelho. Os locais mais afetados geralmente são o joelho, tornozelo e a coxa.”

Um dos casos mais recentes de lesão esportiva em craque brasileiro foi a do jogador do Atlético-MG, que sofreu uma lesão multiligamentar no joelho esquerdo, deixando-o fora da temporada e de uma possível convocação para o Mundial. “Foi uma situação grave que requer cirurgia e um pós-operatório correto. O futebol é um dos esportes onde acontecem mais lesões”, declarou o ortopedista.

O futebol é a modalidade esportiva mais praticada no mundo. A Federação Internacional Nacional de Futebol (FIFA) conta mais de 200 milhões de jogadores licenciados e milhares de praticantes em todo o mundo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: