Torcida organizada do Ceará homenageia autistas com faixa na Arena Castelão

Foto: Divulgação/MOFI

Faixa esteve presente no duelo diante do Santos

No último sábado, 10, o Ceará votou a vencer no Campeonato Brasileiro Série A ao bater o Santos por 2 a 1 com gols de Guilherme Castilho e Zé Roberto.

Mais de 38 mil torcedores compareceram à Arena Castelão e uma faixa chamou atenção de quem esteve presente inclusive da equipe de transmissão dos canais Premiere. A faixa tinha escrito: “Autistas Alvinegros.”

Nas redes sociais, o Movimento Organizado Força Independente (MOFI) divulgou a homanagem com a seguinte frase: “Autismo não se cura, se compreende”.

Primeiros sinais de autismo: aprenda a identificar

Em geral, o TEA costuma ser diagnosticado pelos médicos quando a criança tem idade entre 1 ano e meio e 3 anos. Isso porque nessa fase espera-se que o bebê já seja verbal e apresente uma maior habilidade de comunicação e interação com o mundo.

No entanto, pesquisas recentes desenvolvidas pela Universidade de Miami apontaram que os próprios pais podem começar a analisar o bebê e perceber precocemente os sinais relacionados à comunicação não verbal

O olhar pode ser uma grande chave, visto que o contato visual do bebê é um sinal muito importante da criação do vínculo dele com a mãe. Os bebês neurotípicos, em geral, olham nos olhos da mãe enquanto mamam, enquanto os pequenos autistas ficam com o olhar perdido, demonstrando dificuldade em manter esse contato. Resistência ao toque e não emitir resposta aos sorrisos dos pais também estão entre os primeiros sintomas. 

Choros ininterruptos, inquietações constantes ou, ao contrário disso, uma apatia exagerada podem ser pontos de atenção. Se o bebê demonstrar um incômodo além do comum com determinadas texturas e apresentar uma dificuldade maior na introdução alimentar, também pode ser motivo de se alarmar.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: