Academia Futcenter representará o estado do Ceará em competição internacional de futebol infantojuvenil

Foto: Pedro Chaves/Futcenter

Entre os próximos dias 9 e 16 de abril, em Salvador/BA, estará sendo realizada mais uma edição da Dani Cup, competição de futebol infanto-juvenil para 155 equipes de cinco países da América Latina. O Ceará terá um representante, a Academia FutCenter, escola de futebol credenciada do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense em nosso estado.


A Academia de Futebol terá representantes nas sete categorias da competição de base, com atletas de 7 a 14 anos de idade. Ao todo, 100 alunos da escola participarão do evento. Além dos atletas, 10 profissionais representarão a Academia de Futebol FutCenter na competição. Hudson Ferreira, diretor técnico do FutCenter, salientou que ir para um campeonato da dimensão da Dani Cup é um motivo de muita alegria, citando que esta é uma oportunidade ímpar para os atletas da academia de futebol.


“É com muita satisfação que vamos participar da Dani Cup. O FutCenter será o único representante do Ceará na competição e isso nos orgulha bastante. Além de estarmos envaidecidos pela participação, estamos porque vamos com uma delegação recorde. É uma responsabilidade grande porque isso gera uma ansiedade um pouco grande, mas nos orgulha demais. Quanto à competição, os meninos terão a oportunidade de jogar contra equipes de várias equipes do mundo e é muito interessante que a gente possa proporcionar esse intercâmbio para os nossos alunos. A gente chega muito forte e a gente espera oferecer muito além de bons resultados para os meninos”
, finalizou.


Além da equipe técnica e dos atletas, a delegação cearense contará com 114 familiares em Salvador. Alaíde Pontes, mãe de dois jogadores da Academia Futcenter, citou a expectativa da família toda para as disputas da Dani Cup.

“A expectativa está a todo vapor. É uma alegria enorme ver dois filhos sonhando com cada momento desse campeonato. Acho que é bem mais do que um campeonato, mas um sonho deles e nosso que se realiza. Que venha a Dani Cup e que seja um sucesso, se tornando inesquecível no coração dessas crianças”.


Sobre a Dani Cup


Início das atividades


Um dia depois da chegada à capital baiana (programada para o dia 9), teremos a abertura oficial e o início das disputas da competição. No evento de início da competição, a Dani Cup promoverá um workshop com três pentacampeões mundiais. Edilson, Vampeta e Júnior estarão palestrando para os atletas que participarão do evento.


Equipes nacionais e internacionais


Ao todo, a Dani Cup 2022 terá 155 times, de cinco países diferentes. Destaque para equipes nacionais como Palmeiras, Fluminense, Corinthians, Santos e Internacional, agremiações consagradas no futebol brasileiro. Além disso, a competição contará com a participação de equipes oriundas de países como Bolívia, Paraguai e Uruguai.

Escolas de futebol conveniadas a equipes como Paris Saint Germain/FRA e Roma/ITA também já confirmaram
suas participações.


Sobre o FutCenter


Fundado em Dezembro de 2015, o Futcenter é um centro esportivo voltado ao futebol que conta com 04 campos com gramado padrão FIFA, vestiários, praça de alimentação, segurança e profissionais altamente qualificados. Segundo a política da própria instituição, o FutCenter busca ensinar para além do futebol, mas valores para a vida de seus atletas.


Revelação de atletas


Conveniado ao Grêmio, o FutCenter já revelou um total de nove atletas que, atualmente,integram as categorias de base do clube gaúcho. Além disso, outros 11 jogadores que tiveram sua iniciação esportiva no FutCenter e compõem as categorias de base de equipes como Ceará, Fortaleza, Flamengo, Palmeiras e Alverca/POR.

Futcenter


Método de trabalho
Por estar conveniada ao Grêmio FBPA, o trabalho de iniciação dos atletas se dá seguindo às diretrizes do clube gaúcho. Para uma melhor formação de cada um dos jovens jogadores que treinam na Academia FutCenter, as turmas são divididas em três níveis de desenvolvimento. Na escola de futebol, os atletas têm os seus primeiros contatos com o esporte. Jovens de 4 a 16 anos são divididos em classes de acordo com a idade e trabalham valências capitais para o desenvolvimento do futebol. Os alunos dessa categoria participam dos campeonatos
internos temáticos realizados durante o ano.


Ao sair da escola de futebol, os alunos migram para as chamadas Pré-seleções. Nessas turmas, treinam os alunos de nível médio a avançado em relação à formação como atleta de futebol. Neste nível de formação, os jovens treinam e disputam competições nas categorias Sub-9, Sub-10, Sub-11, Sub-12, Sub-13 e Sub-14. Além dos campeonatos internos da instituição, os alunos das pré-seleções disputam jogos oficiais em competições regionais e nacionais.

Por fim, os jovens chegam às seleções oficiais do FutCenter. Já tendo trabalhado a fundamentação do futebol nas categorias anteriores, nas seleções, eles desenvolvem um trabalho voltado ainda mais para as disputas de competições oficiais e representam a academia de futebol em campeonatos de maior exigência técnica.


Todas as categorias contam com um treinador, um auxiliar técnico e um preparador de goleiros

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: