“Todo jogo uma final”, diz Mendoza sobre mentalidade do Ceará na Sul-Americana

Em coletiva de imprensa no Ceará realizada na tarde desta segunda-feira, 4, o atacante Stiven Mendoza falou com os jornalista sobre a estreia do Vozão na Copa Sul-Americana 2022. O jogador analisou o Independiente, adversário de amanhã, e também revelou qual deve ser a postura do Alvinegro na competição.

É um time forte, um rival complicado e que a gente sabe que não vai ser jogo fácil. Mas estamos preparados para fazer um bom jogo e sair de campo com os três pontos”, afirmou Mendoza.

O camisa 10 do vovô reforçou a importância do time cearense estar focado nos jogos da competição e que cada jogo é uma final para quem deseja se classificar na fase de grupos. Vale lembrar que apenas o primeiro de cada grupo avança de fase.

“Primeiro jogo é muito importante pra gente começar com o pé direito. A gente tem que fazer um excelente jogo para sair com os três pontos. Todos os jogos serão muito difíceis, não só contra o Independiente. Ano passado nós ficamos de fora por causa de um ponto, ficou um aprendizado, e agora é encarar todo jogo como uma final”, disse o atacante.

"Todo jogo uma final", diz Mendoza sobre mentalidade do Ceará na Sul-Americana
“Todo jogo uma final”, diz Mendoza sobre mentalidade do Ceará na Sul-Americana

CEARÁ E FORMULA DE DISPUTA

Ao todo, a Copa Sul-Americana 2022 é composta por seis fases. Na primeira delas, equipes de Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela se enfrentaram em duelos entre clubes de um mesmo país. Desta fase, um total de 16 equipes se classificaram  para a fase de grupos (momento em que o Ceará, os outros brasileiros e os clubes argentinos classificados para a competição entram na disputa). 

Além dos times já classificados para a Copa Sul-Americana, os quatro clubes eliminados na última fase anterior à fase de grupos da Taça Libertadores da América se juntaram aos outros 28 clubes para a formação da próxima fase da Sul-Americana. 

Nesta fase (a ser sorteada na tarde de amanhã) os clubes estarão divididos em oito grupos de quatro equipes cada. Para a fase de mata-mata, classificam-se os líderes de cada um dos grupos. 

Os oito times que terminarem a fase de grupos na liderança de seus grupos se unirão aos terceiros colocados de cada um dos grupos da primeira fase da Copa Libertadores. 

Fase de mata-mata
A partir daí, depois de um novo sorteio para definir o chaveamento dos confrontos das oitavas de final, os clubes jogarão oitavas, quartas, semis e finais. Segundo o regulamento, as fases oitavas, quartas e semifinais serão disputadas no sistema ida e volta. Nestas fases, classificam-se os times que, na soma dos dois jogos, tiverem mais pontos. Em caso de empate nos pontos (ex.: uma vitória para cada time ou dois empates), o critério para a decisão será o saldo de gols. Persistindo o empate, o vencedor sairá na disputa de pênaltis. 

 A decisão da Copa Sul-Americana acontecerá em jogo único a ser realizado no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Será considerado o campeão da Copa Sul-Americana, o clube vencedor nos 90 minutos. Em caso de empate, a decisão será decidida em prorrogação de 30 minutos. Caso persista a igualdade, o título será decidido nos pênaltis. 

O time vencedor da Copa Sul-Americana garante vaga na Recopa Sul-Americana, competição disputada entre o campeão da competição e o vencedor da Copa Libertadores da América. 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: