Pela 5° vez na história, Fortaleza terá um time baiano no mata-mata do Nordestão

Foto: Mateus Lotif / Fortaleza EC

Reta final do Regional colocou um confronto inédito na história

Na noite de ontem, 19, a primeira fase da Copa do Nordeste chegou ao fim com todos os jogos acontecendo simultaneamente. Na Arena Castelão, o Fortaleza venceu o CRB/ por 2×0 e garantiu a liderança do Grupo A. Agora o tricolor terá pela frente mais uma vez um representante do futebol baiano, o Atlético de Alagoinhas.

O confronto entre as equipes é inédito na história e acontece logo em uma fase decisiva do regional, as quartas de final. Apesar disso, o Fortaleza está “acostumado” a enfrentar clubes da Boa Terra pelo Nordestão.

Até agora, foram quatro confrontos entre o tricolor e os times baianos, com o primeiro duelo acontecendo na semifinal de 2001, vencida pelo Bahia por 2×1. Depois, houve um hiato de 15 anos até que os dois voltassem a se enfrentar, dessa vez pelas quartas. E novamente o Esquadrão de Aço levou a melhor e passou de fase.

Já em 2019, foi a vez do Leão pegar o Vitória, também pelas quartas e dessa vez na Arena Castelão. Com dois gols de Júnior Santos, um do Edinho e uma pintura de falta do meia Dodô, o tricolor goleou os rubro-negros por 4×0 e seguiu rumo ao primeiro título de Copa do Nordeste.

Junior Santos comemora um dos seus gols na goleada sobre o Vitória em 2019. Foto: JL Rosa/SVM

O último encontro entre o Fortaleza e um clube baiano foi na semifinal da temporada passada. Contra o Bahia, na Arena Castelão, o tricolor cearense não conseguiu furar o bloqueio do Esquadrão no tempo normal e nos pênaltis, acabou parando no goleiro Matheus Teixeira e foi eliminado.

Em 2022, considerado um dos favoritos aos título, o Fortaleza vai em busca de diminuir esse retrospecto ruim contra os baianos e despachar o Atlético de Alagoinhas ainda nas quartas de final. Lembrando que a bola rola na próxima terça, 22, às 21h30, na Arena Castelão, com transmissão da TV Jangadeiro.

Ednardo Castro

Cearense, formado em jornalismo, apaixonado por futebol.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: