Histórico! Após mais de 100 anos, região metropolitana tem um finalista no estadual

Foto: Michael Douglas/Caucaia

O primeiro e único, até então, tinha sido o Maranguape, em 1916

O Caucaia vem fazendo história nos últimos anos e neste final de semana conseguiu quebrar um tabu que já durava mais de um século. A raposa é o primeiro clube da região metropolitana de Fortaleza a chegar em uma final de estadual desde 1916, ainda nos primórdios do futebol no estado.

MARANGUAPE

Antes da criação da Federação Cearense de Futebol, em 1920, o desportista Alcides Santos fundou a Liga Metropolitana de Futebol em 1914, dando início ao futebol profissional em nosso estado.

Com isso, em 1916 aconteceu a segunda edição do Torneio Metropolitano (precursora do Cearense atual) e a final foi realizada entre Ceará e Maranguape, com vitória para o alvinegro.

É importante salientar que esse Maranguape não é o que atualmente disputa a série B do Cearense. Embora tenha o mesmo nome e seja da mesma cidade, o Maranguape Foot-ball Club teve um vida curta, mas bem importante no cenário local. Ela foi a primeira agremiação a disputar o estadual que não pertencia a capital. Já o atual, foi fundado em 1997 e está ativo até hoje.

LONGOS 106 ANOS…

Após esse feito do Maranguape, o Campeonato Cearense teve um domínio total dos times da capital, capitaneados pela dupla Ceará e Fortaleza. É bem verdade que algumas equipes do interior, principalmente Sobral e Juazeiro do Norte, conseguiram chegar em algumas decisões, mas os da Região Metropolitana, nenhuma.

Até agora, 2022, quando o Caucaia conseguiu bater o Iguatu na semifinal e, enfim, voltou a colocar um time de fora da capital na final do principal torneio do estado. A decisão será contra o Fortaleza, com datas ainda por serem definidas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: