Futsal: Cearenses conhecem adversários na Copa do Brasil

Foto: Fernando Ferreira/Ceará SC

Ceará e Jijoca de Jericoacoara serão os representantes cearenses

Na noite da última sexta-feira, 11, a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) divulgou os jogos da primeira fase da Copa do Brasil de Futsal.

Atual campeão, o Ceará vai encarar o AABB/Mesa 14 na primeira fase enquanto o Jijoca de Jericoacoara enfrentará o Campo Largo, ambos do Piauí.

A Copa do Brasil Sicredi chega à sua 6ª edição em 2022, implantada em 2017 com o objetivo de ter um evento que abrangesse os 27 Estados brasileiros e os campeões das copas regionais: sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste, por um período maior de tempo, diferente dos formatos das demais competições CBFS com duração de 5 a 7 dias.

A Copa do Brasil Sicredi tem uma durabilidade de 5 meses e classifica o campeão para a Supercopa de Futsal.

Campeões edições anteriores:

2017 – Horizonte Futsal (CE)

2018 – S. C. Corinthians Paulista (SP)

2019 – S. C. Corinthians Paulista (SP)

2020 – Dois Vizinhos Futsal (PR)

2021 – Ceará Sporting Club (CE)

A edição 2022 contará com 30 equipes. Todos os anos, havendo vagas na região é permitido que os Estados que fizeram indicações façam uma segunda indicação para completarem os grupos.

O evento é disputado em 5 fases, sendo a primeira fase com até 16 grupos, definidos pela logística dos clubes envolvidos, reduzindo custos de logística. Em todas as fases são jogos de ida e volta, classificando a equipe que obtiver 2 vitórias ou 1 vitória e 1 empate. A ordem dos jogos da 1ª Fase é mediante sorteio porém nas demais fases faz o seguindo jogo em casa a equipe com melhor índice técnico geral.

Futsal: A guerra fria entre CBF e CBFS

Tradicionais equipes do futsal brasileiro não estarão na disputa da Copa do Brasil por opção própria e isso é mais um capítulo da disputa entre CBFS e CBF.

Na última edição da Copa do Mundo de Futsal, na qual a Seleção Brasileira ficou em terceiro lugar, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) assumiu o comando da equipe fazendo com que a CBFS fosse descartada nesse processo. A preparação aconteceu no Rio de Janeiro e a concentração dos convocados foi a Granja Acomary, casa oficial da Seleção Brasileira de Futebol. 

A CBFS, que antes administrava o esporte, passa por muitos problemas financeiros, o que dificultava seu trabalho.

Considerado passo importante para o desenvolvimento da estrutura do futsal brasileiro, já que toda a logística e administração ficou por conta da CBF, assim como a captação de patrocínios, e registros e transferências de jogadores. Com isso, a seleção passou a utilizar uniformes da Nike, como é no futebol de campo.

A mudança de gestão, no entanto, não afetaria a organização das competições nacionais e de federações da modalidade (Liga Nacional, Supercopa e Taça Brasil, por exemplo), que continuaram administradas pela CBFS, que teve resguardada sua autonomia jurídica, administrativa e patrimonial, além de sua independência econômica e financeira com relação à CBF, como foi afirmada em ata divulgada.

Como de costume a Supercopa, desde 2016, garante ao campeão uma vaga na Libertadores. A CBFS repassava a indicação do representante brasileiro para a CBF, que informava a Conmebol (entidade que organiza a Libertadores).

A confusão nesta temporada começou quando a Confederação Brasileira de Futebolindicou o Cascavel diretamente para a participação na Libertadores, sem depender do título da Supercopa. No dia 10 de fevereiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sinalizou o Cascavel como representante do país após pedido de indicação da Conmebol. Depois da decisão, o Sorocaba emitiu um comunicado informando a desistência da Supercopa. 

O Ceará seguiu o mesmo caminho, e inclusive, não inclui o campeonato na programação da equipe. O Cascavel, equipe sediante, afirmou não ter como captar recursos após a saída dessas equipes. A Associação Esportiva Caruaru, de Pernambuco, estava com as passagens do elenco e comissão técnica compradas e recebeu a notícia da suspensão do campeonato horas antes do embarque.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: