O interesse do Fortaleza em Piazon foi noiticiado ainda em janeiro. O Tricolor buscava a contratação do meia brasileiro por empréstimo junto ao Braga, de Portugal. A diretoria do clube cearense manteve conversas com o jogador durante um grande período, entre troca de e-mails e ligações, em busca de um desfecho positivo. A operação era realizada por Alex Santiago, diretor de futebol e vice presidente do Fortaleza.
Alvo do Fortaleza, Lucas Piazon jogará no Botafogo – Foto: Divulgação/Braga
Os últimos três anos do atleta, foram vividos em Portugal. Piazón era tratado como grande promessa na base do São Paulo. O bom desempenho o levou as seleções brasileiras de base. Fato que o fez ser contratado muito cedo pelo Chelsea.
O jogador foi para a Europa antes de entrar em campo pelo time principal do time paulista. Piazón inicialmente permaneceu na Inglaterra, representando o Chelsea na base. Em 2012, foi chamado para representar o time profissional na Copa da Liga. Porém, fez apenas três jogos com a camisa azul antes de começar sua jornada de empréstimos. Passou por Málaga, da Espanha, Vitesse, da Holanda, Frankfurt, da Alemanha. Voltou a Inglaterra para defender o Reading e depois o Fulham. Ainda atuou mais tarde pelo Chievo, da Itália antes de chegar a Portugal.
A chega em Portugal fez bem a Lucas Piazón. Pela primeira vez desde que assinou com o Chelsea, o meia-atacante vislumbrou a possibilidade de se estabilizar em um lugar, e o futebol apareceu. “Lucas Piazón foi um reforço surpresa do Rio Ave em 2019/20 e criou impacto, marcando contra Sporting e Benfica e ajudando o clube a conseguir a melhor pontuação da sua história”, explicou Vasco Sousa, especialista em estatísticas do Playmaker e do zerozero.pt. Lembrando que o atleta, por muito tempo, era considerado o novo Kaká.