Em dia de Supercopa, relembre os “supercampeões” cearenses

Foto: Pedro Chaves/FCF

Taça dos Campeões Cearenses foi disputada apenas cinco vezes

Na tarde deste domingo, 20, Atlético-MG e Flamengo disputarão o título da Supercopa do Brasil na Arena Pantanal, em Cuiabá, às 16 horas. A equipe mineira conquistou o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil enquanto o Rubro-Negro carioca, atual bicampeão do torneio, chega a disputa como vice-campeão brasileiro.

Em 2014, a Federação Cearense de Futebol resolveu criar a Taça dos Campeões Cearenses para decidir em jogo único o supercampeão do Estado. A decisão era entre o campeão cearense e o vencedor da Taça Fares Lopes.

A primeira edição reuniu o Ceará, tricampeão estadual em 2013, e o surpreendente Barbalha, inédito campeão da Fares Lopes e que estava na segunda divisão cearense. O centenário alvinegro começou com o inédito título para o Vozão. Magno Alves aos 34 e Anderson aos 37 do primeiro tempo marcaram os gols que deram o triunfo ao Vovô na Arena Castelão.

Em 2015, novamente o Ceará e o Icasa decidiriam a competição, mas a competição não foi realizada e só foi retomada no ano seguinte. Na temporada posterior, foi a vez de Fortaleza e Guarany de Sobral debutarem no certame. A decisão foi disputada em dois jogos e o Tricolor do Pici venceu ambos. Na ida, no Estádio Alcides Santos, Daniel Sobralense, Eduardo e Hudson marcaram os gols do triunfo leonino. Na volta, no Estádio do Junco, Elias marcou duas vezes e garantiu o título tricolor.

Em 2017, mais uma vez o Fortaleza conquistou o título, mas foi em cima do Guarani de Juazeiro. Em jogo único, na Arena Castelão, Gastón Filgueira marcou o gol do bicampeonato tricolor.

A primeira vez que um campeão da Taça Fares Lopes conquistou a Taça dos Campeões Cearenses foi em 2018. Assim como na edição anterior, não foi marcada partida com o fim específico de decidir o título, sendo, em vez disso, aproveitado o jogo previamente agendado para o Campeonato Cearense e o Verdão da Vila Manoel Sátiro triunfou sobre o Vovô por 3 a 1. Paulo Vyctor, Dim e Edson Cariús fizeram os gols do Lobo da Vila enquanto Andrigo descontou.

A última edição disputada aconteceu em 2019 e o Ferroviário conquistou o título ao vencer o Ceará por 1 a 0 com gol de Da Silva.

Ranking de títulos:

Fortaleza – 2 títulos
Ceará – 1 título
Ferroviário- 1 título
Floresta – 1 título

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: