Atlético Cearense Barbalha BRASILEIRÃO CAMPEONATO BRASILEIRO CAMPEONATO CEARENSE Caucaia Ceará COPA DO BRASIL Copa Fares Lopes FCF Ferroviário Fortaleza Icasa Pacajus Série A Série A - Cearense

Futebol cearense pode ter vaga extra na Copa do Brasil 2022; Entenda

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O estado contou com 4 participantes na última edição

A Copa do Brasil 2022 já tem data de início: 23 de fevereiro. Contudo, ainda não foram ocupadas todas as 92 vagas. Isso porque o torneio tem vários e variáveis caminhos de acesso. Ao todo, são 70 vagas divididas por 27 federações. Outras 10 são colocadas para as melhores equipes do ranking da CBF, que não obtiveram classificação direta. Por fim, as 12 demais equipes são: os participantes da Copa Libertadores e os campeões da Série B do Brasileirão, Copa do Nordeste e Copa Verde, que entram na terceira fase do sorteio.

No Ceará, 2 dos 3 clubes que representaram o estado foram definidos. São eles: Fortaleza (Campeão Cearense) e Ferroviário (Campeão da 1ª fase do Estadual). A outra vaga será dada ao Campeão da Taça Fares Lopes 2021, que está sendo disputada, já estando na fase semifinal. Atlético, Barbalha, Caucaia e Icasa brigam pelo título. Oficialmente, o Ceará não está classificado, porém, o clube é o segundo no ranking da CBF, entre aqueles que não se classificaram ainda.

Anúncios

Libertadores e vaga extra

A fase histórica de Ceará e Fortaleza na elite do futebol brasileiro pode abrir oportunidade para mais uma equipe cearense na Copa do Brasil 2022. Alvinegros e Tricolores brigam por vaga no principal torneio sul-americano, a Libertadores.

Em sexto lugar, dentro do atual G-8, o Fortaleza está se classificando para a ”Liberta”, restando quatro rodadas para o fim do certame. Já o seu maior rival, é nono e precisa subir pelo menos mais uma posição, para conquistar a vaga inédita.

Mas e a vaga extra para a Copa do Brasil? Bom, isso só acontecerá se o Ceará e Fortaleza consigam, juntos, ir à Libertadores. Isso porque, caso o Leão consiga tal façanha, sozinho, o espaço de Campeão Cearense será passado para o vice-campeão, que não está classificado, no caso, justamente o Alvinegro, que sairia da disputa por classificação via ranking da CBF.

Caso o Ceará se classifique sozinho para a Libertadores, será algo semelhante a Copa do Brasil 2021, onde o Alvinegro ganhou sua vaga por ser campeão da Copa do Nordeste 2020, entrou apenas na terceira fase e o estado teve 4 participantes.

Entretanto, se as duas equipes obtiverem vagas diretas, a Federação Cearense ganhará mais um representante na copa nacional, já que a vaga dada ao campeão estadual ficaria livre. Seria por tanto, o ano com o maior número de equipes do estado no certame, sendo 5, ao todo. Superando outras edições, inclusive a atual, que contou com 4 clubes.

Quem herdará a vaga?

Para responder esta pergunta, precisamos recorrer a classificação final do Campeonato Cearense 2021. Confira o Top-5 da última edição do Estadual:

1° Fortaleza
2° Ceará
3° Ferroviário
4° Atlético
5° Pacajus

Outro ponto a se observar, é o Atlético Cearense, que é o primeiro na lista de espera, no Cearense. Contudo, a Águia ainda disputa a Taça Fares Lopes. Em caso de título, com quem ficará a vaga restante, o vice da copa estadual ou o próximo na classificação final do Cearense 2021? Procuramos a Federação Cearense de Futebol, que informou que no regulamento da Taça Fares Lopes, está previsto essa possibilidade. Confira o trecho:

”Art. 16 – O Campeão da Taça Fares Lopes de 2021 tem assegurada a Vaga 3 destinada ao futebol cearense na Copa do Brasil de 2022. Parágrafo único – Caso o campeão da Taça Fares Lopes obtenha a vaga na Copa do Brasil por desempenho em qualquer outra competição Nacional, Regional ou Estadual, a vaga será destinada ao Vice-Campeão da Taça Fares Lopes, e assim, sucessivamente seguirá a ordem de classificação da citada competição estadual, desde que atenda aos critérios de participação na Copa do Brasil de 2022.”

Dito isso, se o Atlético for campeão da Taça Fares Lopes, nesse contexto de Ceará e Fortaleza na próxima Libertadores, a vaga restante será dada ao vice-campeão da copa estadual. Então, teríamos a seguinte distribuição de vagas:

Fortaleza (Libertadores)
Ceará (Libertadores)
Ferroviário (1ª fase do Cearense 2021)
Melhor colocado da Fares Lopes 2021 (Barbalha, Caucaia ou Icasa)
Melhor colocado no Cearense (Atlético Cearense)

Anúncios

Deixe uma resposta