Ceará COPA DO NORDESTE Floresta Fortaleza

Copa do Nordeste 2022 tem participantes e potes definidos

Foto: Thais Magalhaes/CBF

Futebol cearense terá três representante pela primeira vez na história

Depois de três fases eliminatórias, a Copa do Nordeste 2022 já tem seus 16 clubes definidos. Na última quinta-feira, 18, após uma emocionante disputa de pênaltis, o Botafogo-PB eliminou o Vitória, e garantiu a última vaga na fase de grupos. Ao lado do futebol cearense, que terá Ceará, Floresta e Fortaleza, o futebol paraibano é o estado que terá mais representantes (3). Além do Botafogo, Campinense e Sousa já estavam garantidos na competição.

Ainda não existe data definida para o sorteio dos grupos, mas os potes já estão preenchidos. Com o mesmo regulamento do ano anterior, o sorteio terá quatro potes com quatro clubes cada. Pela primeira vez o Fortaleza estará no Pote 1, ao lado do Ceará. Estreante na Copa do Nordeste, o Floresta estará no Pote 4.

Confira os potes:

Pote 1 – Bahia, Ceará, Fortaleza e Sport

Pote 2 – CSA, Sampaio, CRB e Náutico

Pote 3 – Botafogo/PB, Globo, Altos e Campinense

Pote 4 – Floresta, Sergipe, Atlético/BA e Sousa

Na fase de grupos, as quatro equipes classificadas da pré-Copa do Nordeste juntam-se às 12 classificadas diretamente para a fase de grupos, totalizando 16 clubes, divididos em 2 grupos com 8 equipes cada. Cada equipe enfrentará aquelas do outro grupo, em turno único, totalizando 8 partidas por equipe. Ao final, as quatro equipes mais bem colocadas em cada grupo avançam para a fase de Quartas de Final.

Ainda de acordo com o regulamento, as duas equipes melhores ranqueadas de uma mesma federação devem, necessariamente, ser alocadas em grupos diferentes. Portanto, Ceará e Fortaleza não podem disputar o mesmo grupo.

O futebol cearense já conquistou a Copa do Nordeste em três oportunidades. Em 2015 e 2020, o Ceará se sagrou bicampeão superando o Bahia. Em 2019, foi a vez do Fortaleza bater o Botafogo-PB e levantar o troféu.

Deixe uma resposta