BRASILEIRÃO Ceará

Na volta da torcida no Clássico-Rei, Ceará goleia Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro

Felipe Santos / Ceará SC

O meia Vina marcou dois dos quatro gols do clube alvinegro na partida

Na volta do Clássico-Rei com torcida, o Ceará goleou o Fortaleza por quatro a zero na Arena Castelão na noite desta quarta-feira, 17. Lima, Vina, duas vezes, e Yony González fizeram os gols que deram a vitória histórica ao Vovô contra o seu maior rival pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, a equipe alvinegra cola na zona de classificação para a Libertadores, chegando à 10ª posição com 45 pontos na tabela. Por outro lado, o Tricolor continua sequência de seis jogos sem  triunfo e cai para a 6ª posição no campeonato com 49 pontos conquistados.

Primeiro tempo

A partida começou com a equipe do Ceará sendo mais intensa na marcação e armação de jogadas, enquanto que o Fortaleza não conseguia sair para o ataque. Essa superioridade inicial deu resultado, quando Lima, aos 12 minutos, roubou o Éderson, desatento, na intermediária tricolor e acertou um chute de fora da área para abrir o placar da partida.

Depois do gol, o Vovô diminuiu um pouco as linhas de marcação, dando maior liberdade para o Leão, que até procurava finalizar ao gol, mas não acertava o alvo ou era travado pela defesa alvinegra. O Ceará, com a vantagem, explorava os contra-ataques, que levavam perigo, mas na hora da conclusão faltava acertar os toques finais. Porém, foi nesse tipo de jogada que Fernando Sobral desarmou Yago Pikachu, avançou com a bola para o campo de ataque e tocou para Mendoza, que driblou um defensor tricolor e tocou livre para Vina, sozinho, ampliar o marcador.

Segundo tempo

Na volta do intervalo as equipes seguiam a mesma respectiva forma de jogar e logo no primeiro minuto, Mendoza saiu cara a cara com Boeck, mas acabou finalizando por cima do gol. Por outro lado, o Fortaleza dominava o número da posse de bola, mas não levava a melhor em jogadas cruciais contra a defesa alvinegra. Aos 12 minutos Éderson recebeu na pequena área, mas foi travado por Messias.

Com o passar do tempo, o jogo acabou ficando muito picotado, pois os jogadores alvinegros, com a vantagem no placar, aproveitavam para receber atendimentos médicos em faltas sofridas. Perto do fim da partida, Vojvoda fez alterações que colocaram o Leão em um formato mais ofensivo. Porém, consequentemente, a sua equipe também ficava mais exposta, e em mais uma jogada de contra-ataque, Mendoza toca para Vina na entrada da área chutar e fazer o terceiro do Ceará. Ainda deu tempo de mais um, novamente de contra-ataque, quando Mendoza cruzou rasteiro para Yony González finalizar livre. Fim de jogo.

Ficha técnica

Campeonato Brasileiro 2021 – 33ª Rodada

Fortaleza (0) x (4) Ceará

FOR: Marcelo Boeck; Tinga, Benevenuto, Titi (Matheus Vargas), Bruno Melo; Matheus Jussa, Éderson (Edinho), Ronald, Yago Pikachu; Depietri (Romarinho), Robson (Wellington Paulista). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

CEA: João Ricardo; Gabriel Dias (Igor), Messias, Luiz Otávio (Gabriel Lacerda), Bruno Pacheco; Fabinho (William Oliveira), Fernando Sobral, Vina; Mendoza, Lima (Marlon) e Jael (Yony González). Técnico: Tiago Nunes.

Gols: FOR: Nenhum. CEA: Lima, Vina (2x) e Yony González.

Cartão amarelo: FOR: Benevenuto. CEA: Fabinho, Gabriel Dias, Mendoza e João Ricardo.

Cartão vermelho: Nenhum.

Local: Arena Castelão – Fortaleza/CE.

Arbitragem: 

  • Árbitro: Raphael Claus – SP (FIFA);
  • Assistente 1: Daniel Luis Marques – SP (CBF);
  • Assistente 2: Evandro de Melo Lima – SP (CBF);
  • Quarto Árbitro: Adriano Barros Carneiro – CE (CBF);
  • Analista de Campo: Paulo Silvio dos Santos – CE (CBF);
  • Árbitro de Vídeo: José Cláudio Rocha Filho – SP (CBF);
  • Assistente de VAR: Herman Brumel Vani – SP (CBF);
  • Observador de VAR: Sérgio Cristiano Nascimento – RJ (CBF).

Deixe uma resposta