Atlético Cearense CAMPEONATO BRASILEIRO FCF Guarany de Sobral Série D

Série D: CBF autoriza presença de público; Governo do Ceará segue com proibição

Foto: Reprodução

Presidente do Atlético Cearense, Maria Viera, falou ao Portal Futebol Cearense, sobre a medida

O Brasileirão Série D 2021 caminha para seu momento mais decisivo. Os clubes preparam-se para os jogos de ida da fase oitavas de finais. Serão 8 confrontos, envolvendo 16 equipes. Quem avançar, terá mais dois jogos, para definir se na próxima temporada, subirá mais um degrau e disputará a Série C 2022. Dentre as agremiações que chegaram até essa etapa do torneio, duas são cearenses: Atlético (Fortaleza) e Guarany (Sobral).

Depois de superar a Juazeirense/BA, em jogo dramático e disputa de pênaltis, em solo baiano, a Águia da Precabura agora enfrentará o Paragominas/PA, com o primeiro jogo em casa e a volta no Pará. Já o Guarany, superou o Galvez/AC, empatando no Acre e vencendo no Estádio do Junco. Agora, se prepara para o confronto diante do Campinense, primeiramente em Campina Grande, decidindo mais uma vez no ”Juncão”. Confira o chaveamento:

IDA

Sábado, 25 de setembro

15h – Atlético-CE x Paragominas-PA – Domingão, Horizonte (CE)
16h – Campinense-PB x Guarany-CE – Amigão, Campina Grande (PB)
16h – Caxias-RS x União-MT – Centenário, Caxias do Sul (RS)
16h – Esportivo-RS x Ferroviária-SP – Mont. dos Vinhedos, Bento Gonçalves (RS)

Domingo, 26 de setembro

15h – 4 de Julho-PI x ABC-RN – Arena Ytacoatiara, Piripiri (PI)
16h – América-RN x Moto Club-MA – Arena das Dunas, Natal (RN)
16h – Cianorte-PR x Aparecidense-GO – Albino Turbay, Cianorte (PR)
16h – Uberlândia-MG x Joinville-SC – Parque do Sabiá, Uberlândia (MG)

VOLTA

Sábado, 2 de outubro

15h – Joinville-SC x Uberlândia-MG – Arena Joinville, Joinville (SC)
16h – Aparecidense-GO x Cianorte-PR – Aníbal B. Toledo, Aparec. de Goiânia (GO)
16h – União-MT x Caxias-RS – Luthero Lopes, Rondonópolis (MT)

Domingo, 3 de outubro

15h – Moto Club-MA x América-RN – Nhozinho Santos, São Luís (MA)
15h – Guarany-CE x Campinense-PB – Junco, Sobral (CE)
16h – ABC-RN x 4 de Julho-PI – Frasqueirão, Natal (RN)
16h – Paragominas-PA x Atlético-CE – Arena Verde, Paragominas (PA)
16h – Ferroviária-SP x Esportivo-RS – Fonte Luminosa, Araraquara (SP)

Anúncios

Contudo, as decisões ganharam mais um tempero. Desde 2020 sem público, as equipes cearenses podem se reencontrar com suas torcidas. Isso porque, na tarde da última terça-feira (21), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), emitiu um ofício, onde libera o retorno de público, desde que atenda a exigências, como protocolo sanitário e princípio da competitividade. Confira na íntegra:

Ofício divulgado pela CBF

Destrinchando melhor, a entidade autoriza a volta de torcida, SE:

  1. Houver autorização do governo local, onde a partida será realizada

2. Houver o cumprimento do protocolo sanitário pré-estabelecido pela entidade e os estabelecidos pelos governos locais

3. As duas equipes do confronto tiverem liberação de seus governos locais, respeitando o princípio da competitividade, já que o torneio está em caráter eliminatório

Nesse último item, para exemplificar melhor, quer dizer que os dois clubes precisam estar aptos. Caso apenas uma das equipes tenha a liberação, os dois jogos serão sem público. No duelo entre América/RN x Moto Club/MA, sabe-se que terá torcida, pois tanto o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, como o Governo do Estado Maranhense, autorizaram a medida.

Como fica no Ceará?

Na última semana, o Governador do Estado, Camilo Santana, autorizou um evento-teste, com presença de 10% do público, da praça escolhida. Caberá a Federação Cearense de Futebol (FCF), decidir a partida.

Portanto, caso a situação até o próximo sábado (25), não mude, os jogos (ida e volta) entre Atlético/CE x Paragominas/PA e Campinense/PB x Guarany/CE, serão sem torcida.

A Presidente do Atlético, Maria Vieira, falou para o Portal Futebol Cearense. Sobre o tema, a mandatária da Águia disse o seguinte: ”Quando a bola começa a rolar, as pessoas às vezes não tem noção do que foi feito antes, pra isso acontecer. Até a hora do jogo começar, muitas coisas tem que estar nos conformes. Então nós temos que ter a autorização dos órgãos competentes, locais. No caso aqui, nós ainda funcionamos por decretos. Ainda será feito um jogo teste com Fortaleza e Ceará. Então, para os jogos acontecerem com liberação de público, acho que ainda faltam alguns passos à serem dados pelo Governo do Estado, pelo os órgãos responsáveis. Nós não podemos ficar tão eufóricos assim, só porque a CBF lançou uma ideia de que vai ter liberação de público.”

Buscamos falar com a direção do Guarany de Sobral, mas até o fechamento desta matéria, não tivemos respostas. Caso o clube se posicione, apresentaremos aqui mesmo, no Portal.

Anúncios

Deixe uma resposta