Fortaleza Série A

Em projeção para 2022, Fortaleza se torna melhor nordestino no ranking da CBF

Imagem: Samuel Andrade/FEC

Em atualização feita pelo perfil Futebol Maranhão no twitter, o tricolor ocupa a 11ª colocação

A temporada 2021 do Fortaleza ainda não terminou mas já ficará marcada na história do clube. Nas semifinais da Copa do Brasil e ocupando o G4 do Campeonato Brasileiro em quase todas as rodadas até o momento, o Leão do Pici tem outra marca bem relevante para se orgulhar. Em uma atualização no ranking da CBF feita pelo portal Futebol Maranhão, o time cearense ocupa agora a melhor colocação de um nordestino, a 11ª.

Imagem retirada do perfil Futebol Maranhão, no Twitter.

O salto do Fortaleza vem muito da boa campanha obtida até aqui na Copa do Brasil. O tricolor iniciou o torneio na primeira fase e hoje se encontra nas semifinais do nacional. Outro fator que também foi bastante relevante são às participações do time cearense na elite do campeonato brasileiro desde a temporada 2019, somando, assim, três edições seguidas na série A e com uma grande tendência de emendar a quarta, já que o clube ocupa neste momento G4 com 33 pontos e praticamente já garantido para próximo ano.

EM QUATRO ANOS, TUDO MUDOU

Esse bom momento que o clube vive é um reflexo de toda uma mudança que começou há quatro anos, quando o Fortaleza enfim deu adeus ao calvário que era a Série C. Naquela temporada, o tricolor ocupava a 42ª colocação no ranking, sendo o 9º melhor nordestino. Em 2018, já campeão brasileiro da Série B, o leão foi para a 33ª posição. No ano seguinte, disputando a primeira divisão, subiu para a 23ª. Na temporada passada finalizou em 18º.

Agora, com a projeção para 2022, levando em conta sempre a pontuação mínima, ou seja, mesmo que o clube seja lanterna na série A, o Fortaleza finalmente assume o protagonismo no nordeste e se torna o melhor ranqueado.

AINDA PODE SER G10

Ocupando a 11ª posição neste momento, o Fortaleza está com 10201 pontos enquanto o Corinthians, 10º colocado, está com 10464, uma diferença de 263 pontos. Ainda existe uma possibilidade para o time cearense ocupar o G10 deste ranking, segundo o Futebol Maranhão: ser campeão da Copa do Brasil. Nas semifinais do torneio, o Leão terá o Atlético/MG pela frente.

Ednardo Castro
Cearense, formado em jornalismo, apaixonado por futebol.

Deixe uma resposta