COPA DO BRASIL Fortaleza

Copa do Brasil: Desde 2013, Fortaleza é o 8° semifinalista a iniciar desde a 1ª fase

Foto:Leonardo Moreira / Fortaleza EC

A edição citada marcou a entrada dos times vindos da Libertadores, que passaram a dominar a competição

Na noite da última quarta-feira (15), o Fortaleza bateu o São Paulo por 3×1, na Arena Castelão e sacramentou sua vaga para às semifinais da Copa do Brasil 2021. É a primeira vez que o clube chega a essa fase do torneio, em toda sua história.

Desde 2013, a Copa do Brasil tem mantido a mesma base, em seu formato, com pequenas alterações ao longo dos anos. É também, desde essa mencionada edição, que o torneio passou a ingressar clubes que disputam a Libertadores no mesmo ano, entrando algumas fases à frente. Com a diferença técnica destas equipes, são raros os clubes que conseguem chegar a fase semifinais, tendo iniciado o certame da etapa inaugural.

Anúncios

Essa raridade foi alcançada pelo Leão. O clube cearense entrou na competição desde a 1ª fase. Caxias/RS, Ypiranga/RS, Ceará, CRB/AL e São Paulo, foram os adversários eliminados pelos comandados de Vojvoda. Confira todos os clubes desde 2013, que conseguiram esse feito:

2013

Athletico/PR
Grêmio/RS
Goiás/GO
Flamengo/RJ

2014

Flamengo/RJ
Atlético/MG
Cruzeiro/MG
Santos/SP

2015

São Paulo/SP
Santos/SP
Fluminense/RJ
Palmeiras/SP

2016

Internacional/RS
Atlético/MG
Cruzeiro/MG
Grêmio/RS

2017

Botafogo/RJ
Flamengo/RJ
Grêmio/RS
Cruzeiro/MG

2018

Palmeiras/SP
Cruzeiro/MG
Flamengo/RJ
Corinthians/SP

2019

Grêmio/RS
Athletico/PR
Cruzeiro/MG
Internacional/RS

2020

Grêmio/RS
São Paulo/SP
Palmeiras/SP
América/MG

2021

Flamengo/RJ
Athletico/PR
Fortaleza/CE

Atlético/MG

Ao todo, o feito foi conquistado 10 vezes, por 8 clubes diferentes: Goiás, Athletico, Flamengo, Santos (2x), Palmeiras, Cruzeiro (2x), América Mineiro e Fortaleza, na respectiva ordem. Destes, apenas três equipes não conquistaram a Copa do Brasil, pelo menos 1 vez, em sua história. Caso do Esmeraldino, Coelho e do Leão, que pode reverter essa marca, por ainda estar vivo no certame.

Em cinco oportunidades, essas equipes chegaram a final: em 2013, Flamengo x Athletico/PR fizeram a final, onde ambos iniciaram da 1ª fase do torneio. Mesmo caso de Santos x Palmeiras, em 2015. Em 2017, o Cruzeiro chegou à final e sagrou-se campeão.

Para seguir fazendo história, o Fortaleza terá o Atlético Mineiro na próxima fase. O Galo é mais um time que entrou no torneio via Libertadores, competição essa que os comandados de Cuca também chegaram às semifinais.

Anúncios

Deixe uma resposta