Ceará COPA DO BRASIL Fortaleza

FC Memória: Relembre o retrospecto das equipes cearenses nas quartas de final da Copa do Brasil

Foto: (Alexandre Vidal / Flamengo)

Ceará teve seis participações. Fortaleza está em sua segunda, buscando alcançar a Semifinal pela primeira vez

Nesta quarta-feira, 15, o Fortaleza encara o São Paulo pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil 2021. Porém, essa não é a primeira vez que um time cearense disputa a vaga para a semifinal. o Fortaleza, em 2001, também chegou nesta fase, já o Ceará, teve seis oportunidades de jogar as quartas de final da competição. Para relembrar as partidas históricas e aumentar a ansiedade do torcedor tricolor, confira o retrospecto das equipes nesta fase do campeonato.

Confira também o regulamento específico da competição, divulgado pela CBF.

Fortaleza

2001 (Ponte Preta)

Em 2001, o Fortaleza fazia a sua melhor campanha na copa do Brasil, que pode ser superada ainda nessa edição. Chegando nas quartas de final sem sofrer um único gol, o Leão teve o embate com a Ponte Preta e sofreu a eliminação. Na partida de ida, o Leão continuou sem ser vazado no Presidente Vargas e venceu por 1 a 0, com gol marcado por Clodoaldo. Já em São Paulo, a Ponte Preta fez valer o mando de campo e dominou a partida, vencendo o tricolor por 5 a 2. Washington, o coração valente, foi decisivo para a classificação da equipe Paulista, fazendo 4 gols na vitória da macaca. O Leão ainda tentou reagir com Claudinho Paulista e Junior Amorim, porém, acabou eliminado da competição. Na semifinal, o time de campinas foi eliminado pelo Corinthians.

Ceará

1991 (Vasco)

Em jogo de inúmeras chances desperdiçadas, como estampado na capa de alguns jornais da época, o Ceará foi eliminado pelo Vasco, em jogos marcados pelos placares de 2 a 1 e 2 a 0, ambos favoráveis à equipe carioca.

1994 (Internacional)

Na melhor dentre as campanhas do Ceará, que viria a disputar a final contra o Grêmio e ficar com a Vice colocação, o adversário da final não foi o único gaúcho no caminho do Alvinegro de Porangabussu, nas quartas de final daquela edição, o vozão enfrentou e eliminou o Internacional, pelo critério de gol fora, ainda presente na época. O jogo de ida foi encerrando em 1 a 0 para o Ceará jogando em casa, no jogo de volta, o colorado venceu por 2 a 1, que não foi suficiente para eliminar a equipe cearense.

1997 e 2020 (Palmeiras)

Na passagem mais recente do Alvinegro pelas quartas de final, em 2020, seu adversário foi o Palmeiras. Porém, esta não foi a única oportunidade em que as equipes se enfrentaram pela competição, o confronto já havia ocorrido em 1997. Em 2020, o confronto foi decidido ainda na partida de ida, onde o Palmeiras venceu por 3 a 0 com tranquilidade, o Ceará até apresentou um alto ímpeto no jogo de volta, mas acabou ficando no empate por 2 a 2 e sendo eliminado. Em 1997, a história foi mais complicada para o Vozão, que foi derrotado nas duas partidas, ambas com placares elásticos de 5 a 0 e 5 a 2.

2005 (Atlético Mineiro)

Deu vozão! O Alvinegro cearense garantiria a classificação até com um empate sem gols, graças ao critério de gols marcados fora de casa. No jogo de ida do confronto, realizado no Mineirão, em Belo Horizonte, o placar foi de 1 a 1. Porém, não contente com a vantagem conquistada ainda no primeiro jogo, o Ceará buscou a vitória jogando em casa e se classificou com triunfo por 2 a 0, somando 3 a 1 no agregado do duelo.

2011 (Flamengo)

No dia 11 de maio de 2011, o Ceará fazia história na partida mais lembrada entre as citadas aqui, onde após empatar com o Flamengo por 2 a 2 no estádio Presidente Vargas, o Vovô eliminava a equipe carioca que contava com Ronaldinho Gaúcho no seu plantel, no jogo de volta, em pleno o Engenhão, no Rio de Janeiro. Com a vantagem do empate, o Ceará saiu atrás ainda no primeiro tempo, onde com 2 gols de Thiago Neves o Flamengo estava se classificando, porém ainda na primeira parte, Ronaldo Angelim foi expulso e a estrela de Washington brilhou, foi responsável por marcar os 2 gols do alvinegro, consolidando a classificação para a próxima fase.

+Leia Mais | Série C: CBF divulga escala de arbitragem para 17ª rodada

Deixe uma resposta