FC MEMÓRIA Fortaleza

FC Memória: Em 2001, o Fortaleza fazia sua melhor campanha na história da Copa do Brasil, feito que pode ser igualado após 20 anos

Foto:Reprodução

Às vésperas de confronto decisivo pela oitavas da Copa do Brasil, relembre a melhor campanha do tricolor na competição

Na tarde desta quinta-feira, 29, o Fortaleza tem pela frente o primeiro confronto decisivo pelas oitavas de final da Copa do Brasil, onde encara o CRB/AL na Arena Castelão, às 16h30. Caso elimine o Galo da Praia, o Tricolor iguala a sua melhor campanha na competição nacional. Dessa forma, o Leão busca chegar as quartas de final pela segunda vez na sua história, repetindo o feito de 2001.

Na campanha em questão, a equipe treinada por Ferdinando Teixeira passou por Sampaio Correa, Internacional e Bahia, sendo eliminando apenas nas quartas de final pela Ponte Preta. A “Jangada Atômica”, como a equipe ficou conhecida no início dos anos 2000, até hoje está marcada nos corações dos tricolores, como um dos melhores times da história do Fortaleza.

+ LEIA MAIS | FC MEMÓRIA – A história marcante de sucesso da “Jangada Atômica” no Fortaleza

CAMPANHA DO FORTALEZA NA COPA DO BRASIL DE 2001:

Na primeira fase de 2001, o Fortaleza bateu o Sampaio Corrêa por 2 a 0, no Castelão, no dia 15 de março daquele ano. Assim, avançou à próxima fase sem necessidade do jogo da volta. Na segunda fase, o Leão venceu o Internacional por 1 a 0 no Presidente Vargas, no primeiro confronto, com gol de pênalti de Junior Amorim. Na partida de volta, a equipe conseguiu segurar os gauchos e empatou em 0 a 0 no Beira Rio.

Depois de despachar o inter na segunda fase, o Fortaleza enfrentaria o Bahia nas oitavas de final daquele ano. No embate entre tricolores, o cearense segurou o empate na casa do Esquadrão. Já na volta, no Presidente Vargas, o Leão conquistou um grande resultado e venceu os baianos por 3 a 0, com gols de Clodoaldo, Adriano e Claudinho Paulista.

O Fortaleza chegaria até as quartas daquela edição, onde acabou sendo eliminado pela Ponte Pronta. Na partida de ida, o Leão continuou imbatível no Presidente Vargas e venceu por 1 a 0, com gol marcado por Clodoaldo. Já em São Paulo, a Ponte Preta fez valer o mando de campo e dominou a partida, vencendo o tricolor por 5 a 2. Washington, o coração valente, foi decisivo para a classificação da equipe Paulista, fazendo 4 gols na vitória da macaca. O Leão ainda tentou reagir com Claudinho Paulista e Junior Amorim, porém acabou eliminado da competição. Na semifinal, o time de campinas foi eliminado pelo Corinthians.

  • 1ª fase: Sampaio Corrêa 0x2 Fortaleza (jogo único)
  • 2ª fase: Fortaleza 1×0 Internacional (ida) | Internacional 0x0 Fortaleza (volta)
  • Oitavas: Bahia 0x0 Fortaleza (ida) | Fortaleza 3×0 Bahia (volta)
  • Quartas: Fortaleza 1×0 Ponte Preta (ida) | Ponte Preta 5×2 Fortaleza (volta)

CAMPANHA ATUAL (2021):

Na atual edição, o Fortaleza passou pela equipe do Caxias do Sul/RS na primeira fase, vencendo os gauchos por 1 a 0, com gol de david. Na segunda fase, o Tricolor enfrentou novamente um gaucho na competição e deixou para trás o Ypiranga/RS, novamente por 1 a 0, com gol de falta de Yago Pikachu.

Posteriormente, na terceira fase, o Leão encarou o maior rival, Ceará, por vaga direta nas oitavas. O jogo de ida entre as equipes saiu empatado por 1 a 1, com gol de Wellington Paulista para o Leão e de Cléber para o Vovô. No entando, o equilíbrio da primeira partida não se repetiu no jogo de volta, onde equipe treinada por Juan Pablo Vojvoda superou os rivais por 3 a 0, na arena Castelão, com dois gols de David e um de Felipe.

Dessa forma, o Tricolor encara o CRB pelas oitavas de final da Copa do Brasil. A equipe busca, após 20 anos, igualar a melhor marca do clube na competição, chegando as quartas de final. Além disso, a diretoria também mira a conquista dos R$ 3,45 milhões oferecidos para pela CBF a equipe que se classificar.

  • 1ª fase: Caxias do Sul/RS 0x1 Fortaleza (jogo único)
  • 2ª fase: Fortaleza 1×0 Ypiranga/RS (jogo único)
  • Oitavas: Fortaleza 1×1 Ceará (ida) | Ceará 0x3 Fortaleza (volta)
Anúncios

Deixe uma resposta