Atlético Cearense CAMPEONATO BRASILEIRO Caucaia Crato Ferroviário Floresta Guarany de Sobral Pacajus Série B Série C Série D

CBF anuncia uso do VAR nas Séries B, C e D já em 2021

Atualmente, apenas o Brasileirão Série A utiliza o recurso

O assistente de vídeo do árbitro (VAR, do inglês video assistant referee), é um equipamento utilizado pela arbitragem na tentativa de reduzir erros em lances capitais. No Brasil, após alguns testes, inclusive a partir das quartas de finais da Copa do Brasil 2018, o recurso foi introduzido de vez, no Brasileirão 2019.

Apesar de toda a polêmica que o envolve, sabe-se que o VAR é necessário e reduziu erros da arbitragem. Contudo, as demais divisões do futebol brasileiro ficaram de fora e mesmo tendo anualmente grandes decisões, a nova tecnologia não foi utilizada nesses torneios.

Entretanto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), anunciou na noite da última quinta-feira (22), uma mudança importante. Já em 2021, as Séries B, C e D contaram com o recuso. Serão mais 230 jogos com VAR, custeados integralmente pela mandatária do futebol nacional.

Anúncios

Coronel Nunes, Presidente em Exercício da CBF, falou, em nota omitida pela entidade, sobre a implementação do equipamento: “Estamos tirando do papel uma reivindicação que os clubes disputantes dessas séries faziam há tempos. É mais um aperfeiçoamento muito importante da CBF às competições nacionais. Isso trará mais justiça ao jogo e mais segurança aos árbitros. As Séries B, C e D mobilizam torcedores, comunidades, cidades e mereciam muito este investimento.”

Data da Implementação

Na 2ª divisão brasileira, o VAR estreará na 20ª rodada (ainda sem data confirmada), a primeira do segundo turno. Na terceirona, que conta com dois representantes cearenses (Ferroviário e Floresta), o equipamento será utilizado a partir da 2ª fase, onde 8 clubes se classificam para dois grupos de 4, para disputar duas vagas, em cada chave, para a Série B.

Por fim, a 4ª divisão, contará com o assistente de vídeo na fase quartas de finais, justamente, a partir da decisão do acesso, onde quem se classificar, ascenderá a Série C. Na Série D, o Ceará tem Atlético Cearense, Caucaia e Guarany de Sobral, como representantes.

Lembrando que essa novidade vale também para 2022. Ainda não foi confirmado quando o VAR será utilizado nas Séries B, C e D na edição do próximo ano. Mas o equipamento estará presente. Crato e Pacajus serão novidades na Série D 2022, entre os cearenses.

Anúncios

Deixe uma resposta